A apresentação do documento ocorreu na última sexta-feira (25) durante painel da COP16 e reforça compromissos com a biodiversidade assumidos em estratégias do BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou na última sexta (25) o documento “Biodiversidade: o compromisso do BNDES com a natureza”, detalhando estratégias para apoiar a conservação, o uso sustentável e a restauração de ecossistemas no Brasil. Lançado na conferência COP16, que vai até 1º de novembro, em Cali, na Colômbia, o documento reflete a posição do BNDES na promoção de políticas de sustentabilidade ambiental e socioeconômica.
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, assina a apresentação do livro, que também tem mensagens da ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e do pesquisador Carlos Nobre, membros do Conselho de Administração do Banco.
“O compromisso do BNDES é promover um novo paradigma de desenvolvimento econômico, considerando a natureza como elemento central, valorizando os serviços ecossistêmicos, as comunidades tradicionais e seus saberes. Para isso buscamos mobilizar recursos próprios e de e parceiros”, diz a diretora Tereza Campello, responsável pela área Socioambiental do BNDES, que elaborou o documento.
A publicação propõe cinco principais compromissos com a biodiversidade:
- Incentivar um novo modelo de desenvolvimento que harmonize economia e natureza
- Implementar políticas públicas ambientais
- Valorizar conhecimentos tradicionais
- Gerar renda com a biodiversidade
- Preservar os serviços ecossistêmicos essenciais.
O objetivo do BNDES é também de mobilizar capital público e privado para projetos que favoreçam a biodiversidade, com foco em restaurar biomas degradados e enfrentar mudanças climáticas. A postura reafirma o papel do BNDES como agente de políticas públicas, visando o desenvolvimento sustentável, a preservação dos recursos naturais e a equidade social, destacando a importância de uma economia mais verde.
Comentários