Nosso propósito é seguir em frente, construindo pontes e promovendo uma governança que respeite e reflita as necessidades do nosso povo. É minha meta que todos os avanços conquistados se consolidem como legados duradouros, refletindo o desejo de cada membro desta Corte de trabalhar pelo bem comum e pelo desenvolvimento justo e sustentável do Amazonas
Por Yara Amazônia Lins
_________________
Ao assumir a presidência do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), comprometi-me com uma gestão que fosse não apenas eficiente, mas também inspirada por um senso de responsabilidade genuína com a sociedade amazonense. Para nós, que lidamos com a fiscalização do uso dos recursos públicos, nossa missão é garantir que cada real investido pelo poder público seja aplicado com transparência e responsabilidade, refletindo o que os cidadãos esperam de suas instituições.
Neste momento, ao ser reconduzida ao cargo, sinto uma profunda gratidão pelo endosso de meus pares e por sua disposição em confiar na continuidade do trabalho que estamos realizando. Acredito que este conjunto de iniciativas e as premissas de sua realização foram determinantes para essa decisão. Essa recondução reforça minha responsabilidade e compromisso com os valores que orientam esta Corte, ao mesmo tempo que me fortalece para dar continuidade às pautas que enfrentamos juntos e que ainda exigem esforço para se consolidarem.
Bandeiras e compromissos: reafirmando valores
Desde o início de nossa gestão, levamos adiante bandeiras fundamentais para o bom andamento das contas públicas e para o desenvolvimento sustentável de nosso estado. A primeira dessas bandeiras é a transparência, aprimorada com a implementação de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, que nos permitiu lançar o Chat-TCE, um canal acessível para o cidadão, promovendo o controle social e o entendimento das ações da Corte. Essa inovação coloca as informações e dados ao alcance de todos, promovendo a participação social e o controle dos investimentos públicos.
Leia outras matérias de Yara Amazônia aqui:
Outro compromisso essencial é a eficiência na aplicação dos recursos. No Amazonas, onde cada investimento tem um impacto direto na vida das populações ribeirinhas e urbanas, garantir a correta aplicação dos fundos públicos é um dever inalienável. Através de auditorias rigorosas e de projetos de capacitação para gestores e servidores, fortalecemos a cultura da responsabilidade e do zelo pelos recursos públicos, reforçando a confiança entre o estado e a população. Esse esforço reflete nosso compromisso de ampliar o limite extremo dos direitos e dos benefícios em favor do povo amazonense, atendendo a suas necessidades com ética e responsabilidade.
A missão que avança: pelos direitos e necessidades de nossa gente
Este primeiro ano de gestão foi marcado pela construção de pontes com a sociedade civil, com o setor público e privado e, acima de tudo, com a nossa gente, que acredita na força de uma governança participativa. A alegria de ver essas conquistas sendo reconhecidas, especialmente com o apoio dos conselheiros e do público, é uma motivação inigualável para continuarmos com ainda mais empenho e dedicação.
Expressar minha gratidão aos que caminharam ao meu lado é essencial, pois o sucesso desta jornada é fruto de um esforço coletivo, que começa com o apoio incondicional de meus pares e servidores. Sou grata, especialmente, a Deus, cuja inspiração e força nos iluminam para enfrentar os desafios da missão que nos foi confiada.
O futuro que almejamos: uma governança participativa e sustentável
Nosso propósito é seguir em frente, construindo pontes e promovendo uma governança que respeite e reflita as necessidades do nosso povo. A cada desafio, reafirmo meu compromisso de levar esta Corte ao mais alto padrão de excelência e transparência. É minha meta que todos os avanços conquistados se consolidem como legados duradouros, refletindo o desejo de cada membro desta Corte de trabalhar pelo bem comum e pelo desenvolvimento justo e sustentável do Amazonas. Que nossa atuação inspire um futuro melhor, em que o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas continue sendo uma referência de integridade, inovação e compromisso com o bem público.
Yara Amazônia Lins é pós-graduada em Ciências Contábeis pela UFAM e reúne um portfólio robusto em Espírito Publico nos seus mais de 40 anos de serviços prestados ao TCE-AM
Comentários