Embora a previsão aponte que este ciclone será de menor intensidade, deve haver chuvas e ventos fortes e queda de temperatura no Sul do país
Um novo ciclone extratropical formado no rio da Prata, na divisa entre Uruguai e Argentina, pode trazer consequências significativas para a região sul do Brasil nesta semana. Segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apesar de não se esperar grandes estragos, como no último ciclone na região, a entidade emitiu alerta de potencial de perigo para algumas áreas.
Rio Grande do Sul em Alerta
Previsto para chegar no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, o ciclone extratropical trará chuvas e ventos com velocidades de até 60 km/h. “A expectativa é que ele se desenvolva na costa meridional do estado, afetando principalmente cidades como Bagé, Rio Grande e Pelotas”, informa o Inmet. Adicionalmente, espera-se que o ciclone cause chuvas e ventos nos estados de Santa Catarina e Paraná.
Leia mais matérias sobre as Mudanças Climáticas clicando aqui
Impactos na Costa e alertas marítimos
A trajetória do ciclone em direção à costa implica um mar agitado. Diante dessa situação, a Marinha do Brasil emitiu três avisos de mau tempo. Estes incluem a possibilidade de ressaca entre Rio Grande e Mostardas, no litoral sul do RS, e de vento forte no mar entre o Chuí e Florianópolis, em SC. Os avisos permanecem válidos até a próxima sexta-feira.
Efeito dos fenômenos passados
Nas últimas semanas, o território gaúcho foi palco para três ciclones extratropicais, cujos impactos foram variados. No primeiro deles, ocorrido entre 15 e 16 de junho, bloqueios de estradas, deslizamentos, alagamentos e mais de uma dúzia de mortes foram relatados. O mais recente, ocorrido no último dia 12, resultou em chuva intensa, queda de granizo e três fatalidades no RS e em SP.
Embora as previsões indiquem que o novo ciclone extratropical não deverá causar danos tão severos, a população local é encorajada a se manter atualizada e preparada, seguindo as orientações das autoridades competentes.
Comentários