No evento de abertura do Fórum Brasil-Suíça de investimentos, realizado em Brasília nesta quarta-feira (5), representantes do governo suíço revelaram que o país contribuirá financeiramente com o Fundo Amazônia. Esses recursos serão direcionados para a proteção do meio ambiente e o combate ao desmatamento no bioma.
Embora os valores exatos das doações não tenham sido divulgados, Guy Parmelin, conselheiro suíço nas áreas de Economia, Educação e Pesquisa, afirmou que as primeiras contribuições devem ocorrer nas próximas semanas.
Em suas redes sociais, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que também participou da cerimônia de abertura, expressou gratidão pelo auxílio do governo suíço. Alckmin ressaltou a importância da Suíça como um dos dez maiores investidores no Brasil, com 660 empresas instaladas no país, e destacou o entusiasmo em relação às perspectivas de doações para o Fundo Amazônia.
O Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), utiliza os recursos para promover ações de sustentabilidade e combater o desmatamento na região. Além das doações provenientes da Suíça, o Fundo tem previsão de receber contribuições dos Estados Unidos, Noruega, Alemanha e Reino Unido.
Criado em 2008, o Fundo Amazônia funciona como uma forma de crédito que outros países concedem ao Brasil em reconhecimento aos resultados positivos de suas políticas ambientais.
*Com informações da Agência Brasil
Comentários