Embora ainda esteja em situação de emergência, o rio Negro dá sinais de recuperação após a maior seca em 120 anos
Rio Negro em Manaus sobe 1 metro em 7 dias, indicando possível estabilização após a pior seca em 120 anos; estado ainda em situação de emergência.
O Rio Negro em Manaus teve um aumento significativo de 1 metro em sua altura em uma semana. Na data de hoje, terça-feira (28), o nível do rio foi medido em 14,25 cm pelo Porto de Manaus.
A partir do dia 18 de novembro, observou-se um aumento constante no nível do rio, sugerindo um possível começo de estabilidade e recuperação.
O mais recente relatório da Defesa Civil estadual aponta que, além do Rio Negro, os rios Purus, Solimões e Amazonas também apresentaram elevações. Por outro lado, os rios Juruá e Madeira mostraram variações típicas deste período de mudança de estações.
Impacto da seca extrema
A seca no Amazonas foi a mais severa em 120 anos. Em Manaus, o Rio Negro alcançou um nível histórico baixo de 12,70 metros.
O rio passou por 131 dias de vazante até finalmente se estabilizar e começar a subir novamente. Apesar dessa melhora, todos os municípios do estado mantêm o status de emergência. Cerca de 600 mil pessoas foram afetadas diretamente pela seca.
Com informações da CNN
Comentários