O reforço no combate aos incêndios na região metropolitana de Manaus resultou na significativa redução dos focos de calor, conforme dados apresentados pelo governador do Amazonas, Wilson Lima. Na entrevista realizada no início da noite de 17 de outubro, o governador revelou que as ações emergenciais ajudaram a combater um total de 415 focos de calor entre os dias 8 e 10 de outubro. Notavelmente, entre os dias 11 e 15, este número caiu para apenas 28.
Os esforços combinados de combate ao incêndio e as chuvas recentes foram creditados por essa diminuição. “A ação intensificada e as chuvas que caíram nos últimos dias ajudaram a reduzir sensivelmente esses focos de calor na região metropolitana”, declarou Lima.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas informou que, do dia 12 de julho ao dia 15 de outubro, 2.386 incêndios foram combatidos em todo o estado. Destes, 1.691 ocorreram no interior e 695 na capital, Manaus. A intensidade dos incêndios resultou em uma densa nuvem de fumaça cobrindo Manaus.
Adicionalmente, em resposta à gravidade da estiagem no estado, Lima se encontrará em Brasília com o vice-presidente Geraldo Alckmin e ministros nesta quarta-feira, 18 de outubro.
A drástica redução no nível do Rio Negro, que atingiu 13,49 metros, seu ponto mais baixo desde 1902, tem repercussões severas na navegação e transporte de insumos para a Zona Franca de Manaus (ZFM). A Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (Abac) sinalizou que a seca pode impactar a navegação em até 50%, afetando o transporte de produtos essenciais.
Para mitigar essa crise, o governo federal anunciou a realização de obras de dragagem em segmentos dos rios da região. O governador Lima confirmou que as obras no trecho do Rio Amazonas, conhecido como Tabocal, terão início em breve.
Um boletim atualizado da Defesa Civil do estado indica a severidade da seca: 59 dos 62 municípios do Amazonas declararam situação de emergência. Até o momento, cerca de 557 mil pessoas e 138 mil famílias foram afetadas. Em resposta, o Governo do Amazonas, em colaboração com o Exército e Marinha, distribuiu 40 mil cestas básicas e continuou com entregas do programa Merenda em Casa, com mais de 2,2 mil kits entregues.
*Com informações Agência Brasil
Comentários