O documentário “Nossa Floresta” será projetado em três eventos que comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, e lançado oficialmente no YouTube no dia 7 de junho
Realizado em uma parceria entre a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) e a Superintendência de Comunicação Social da USP em Ribeirão Preto (SCS-RP), o média-metragem Nossa Floresta será exibido no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, e abre as atividades comemorativas que se estendem por todo o mês, promovidas pelo Programa USP Recicla. A exibição, no dia 5 de junho, será às 10 horas, no Espaço de Eventos do Bloco Didático da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.
O filme “Nossa Floresta” conta a história da criação da Floresta da USP, espaço que aumentou em 20% a área verde urbana de Ribeirão Preto
Mais tarde, às 19 horas, o filme volta a ser exibido, agora no início da programação da Semana do Meio Ambiente da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP). Essa exibição será seguida de debate com o diretor do documentário Gabriel Mendeleh, da SCS-RP, a engenheira ambiental Marília Vendrusculo e o biólogo da FFCLRP José Ricardo Barosela. A exibição será na Rua Clemente Ferreira, 330, Jardim São Luiz.
Na terça-feira, dia 6 de junho, o documentário volta a ser exibido, agora na Biblioteca Sinhá Junqueira, às 19 horas, seguido de debate com a bióloga Bruna Silva e Gabriel Mendeleh. A Biblioteca fica na Rua Duque de Caxias, 547, centro.
Para fechar o ciclo de exibição o filme será lançado e disponibilizado oficialmente ao público, na quarta-feira, dia 7 de junho, no YouTube da SGA, por meio do link: (84) Nossa Floresta (Our Forest) 2023 – YouTube. Todas as exibições são gratuitas e abertas ao público.
Mais informações (16) 3315.0397.
Sobre o filme
O filme Nossa Floresta, dirigido por Gabriel Mendeleh, conta por meio de diferentes olhares a história da criação da Floresta da USP, espaço que aumentou em 20% a área verde urbana de Ribeirão Preto. O filme foi premiado com a melhor história original no Festival Oito e Meio em Roma, na Itália, e também foi um dos premiados na categoria principal do Venus Community Awards em Istambul, na Turquia, além de ser selecionado para o festival Naples Films Awards em Nápoles, também na Itália.
Sobre a Floresta da USP
Criada para substituir uma área onde antes era plantada cana-de-açúcar, a Floresta da USP é um exemplo de recomposição florestal, sendo criada somente com vegetação oriunda da mata estacional semidecidual, ou seja, de espécies que passam por um regime de duas estações bem definidas e que perdem parte de suas folhas no período seco. A floresta também possui um vasto banco genético de espécies da Mata Atlântica.
Originalmente publicado pelo: JORNAL DA USP
Comentários