O imposto verde irá incidir sobre os bilhetes, com o objetivo de fomentar a aviação sustentável e financiar combustíveis ecológicos
Em 2025, a Dinamarca introduzirá um imposto ambiental para passageiros de voos. Esse imposto, adicionado ao preço dos bilhetes aéreos, incidirá sobre voos partindo do país, mas não sobre voos chegando ou em conexão. Este imposto aumentará progressivamente até 2030, com taxas de cerca de US$ 7,35 para voos europeus, US$ 45,33 para voos de médio alcance e US$ 59,95 para voos de longa distância.
Thomas Danielsen, ministro dos transportes dinamarquês, destacou a necessidade de uma transição verde rápida no setor de transportes, incluindo a aviação. Ele afirmou: “O setor dos transportes precisa de uma rápida transição verde e, com este acordo, isso inclui também a aviação. Ainda será possível voar, mas a ideia é fazer isso de uma maneira ecologicamente correta”.
Lars Aagaard, ministro do Clima, Energia e Serviços Públicos da Dinamarca, expressou esperança de que outros países da União Europeia adotem medidas similares. Ele disse: “Imagino que com o passar dos anos teremos uma regulamentação europeia comum nesta área. Esse seria o caminho certo a seguir”.
Os fundos arrecadados com o novo imposto serão utilizados para promover o uso de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF) e para aumentar o bônus de pensionistas com rendas mais baixas, trazendo benefícios ambientais e sociais.
Impacto dos transportes na emissão de carbono
Segundo Our World in Data, o setor de transportes representa cerca de um quarto das emissões globais de carbono do setor energético. O website enfatiza a eficiência de bicicletas e caminhadas, observando que, para viagens curtas, optar pela bicicleta ao invés do carro pode reduzir emissões em cerca de 75%.
Há uma relação inversa entre a distância de viagens aéreas e a intensidade das emissões de carbono: voos mais curtos têm uma maior pegada de carbono por quilômetro percorrido.
A Agência Internacional de Energia (IEA) reportou que 2% das emissões globais de CO2 do setor energético em 2022 vieram da aviação. A IEA enfatiza a necessidade de múltiplas medidas técnicas, como combustíveis de baixa emissão, melhorias nas aeronaves, otimização operacional e soluções de contenção da demanda para reduzir as emissões e alcançar o objetivo de emissões líquidas zero até 2050.
Finalmente, o governo da Dinamarca tem como objetivo inaugurar a primeira rota doméstica operada exclusivamente com combustíveis verdes até 2025. Aagaard reforça: “O setor da aviação na Dinamarca deve – tal como todas as outras indústrias – reduzir a sua pegada climática e avançar em direção de um futuro verde”.
Com informaç
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