Veja como separar e descartar corretamente latas de aço de alimentos e outros produtos
A Prolata reciclou 55.090,63 toneladas latas de aço em 2021, um aumento de 141% em comparação a 2020. As regiões Sul, Sudeste e Nordeste foram as regiões que mais reciclaram durante esse período, revalorizando cerca de 28, 16 e 8 mil toneladas de latas de aço pós consumo, respectivamente.
O volume reciclado superou em 1,86% a determinação do Termo de Compromisso firmado pelo segmento de embalagens de aço com o Ministério do Meio Ambiente para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estava estipulado em 54.085,05 toneladas.
Atualmente, a Prolata tem parceria com 63 cooperativas, em 15 estados, totalizando 1.546 cooperados. Também conta com 33 entrepostos parceiros. Em 2021, a entidade contou com o apoio e participação de 14 fabricantes de latas de aço, 26 fabricantes de tintas, 10 fabricantes de alimentos, 26 redes de varejo e 3 grupos siderúrgicos os quais são responsáveis pela revalorização e reciclagem do material.
Criada em 2012 pela Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), a Prolata tem como objetivo permitir que as latas de aço pós consumo sejam descartadas de forma correta pelos consumidores e revalorizadas em siderúrgicas, transformando-as em novas latas ou em outros itens que utilizam o aço como matéria-prima. Faz parte do papel da entidade unir toda a cadeia de reciclagem.
Para isso, diversas campanhas e ações de conscientização são realizadas para estimular os consumidores a descartar corretamente as latas de aço usadas. Em 2021, a Prolata mais que quintuplicou o número de pontos disponíveis, instalando locais para descarte da lata em redes de varejo. Hoje são 173 distribuídos por todo o país.
“Nossa meta em 2022 é expandir o Programa principalmente nas regiões Centro-Oeste e Nordeste”, destaca Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e diretora da Prolata.
Como separar e descartar latas de aço para reciclagem?
A primeira dica é usar todo o conteúdo das latas, assim você evita desperdício e já deixa a lata mais “limpa” para o descarte. O que sobrou de produto precisa ser retirado e a lata deve estar vazia para o descarte.
Lave as embalagens alimentícias com fio de água para reduzir o mau cheiro e facilitar o trabalho nas cooperativas e centrais de triagem. Uma dica é aproveitar o momento de lavar a louça para higienizar os recicláveis.
As latas de tinta também são consideradas resíduos comuns e não precisam ser lavadas. Basta encaminha-las vazias e secas, sem resíduos líquidos.
O descarte das latas de aço pode ser feito no cestos de recicláveis, com outros materiais de embalagens. Segundo a Prolata, uma das vantagens da lata de aço está na facilidade de separação na hora da reciclagem, que pode ser feita com separadores eletromagnéticos, como os imãs.
Caso não tenha coleta seletiva no seu bairro você pode entregar os recicláveis para cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis ou usar o aplicativo Cataki para agendar a retirada com um catador ou catadora.
Outras alternativas são os Pontos de entrega voluntária (PEVs), conhecidos como estações reciclagem ou ainda sucateiros legalizados e entrepostos ou centros Prolata, específicos para o recebimento das latas de aço.
Fonte: CicloVivo
Comentários