O município paulista pretende gerar emprego e renda para famílias enquanto recupera locais degradados.
A prefeitura da cidade de Osasco, na grande São Paulo, está apostando nas hortas urbanas para gerar trabalho e renda para os habitantes enquanto transforma espaços ociosos e degradados. A renda da produção da horta, que é cultivada de forma orgânica, é 100% revertida para os trabalhadores locais.
As ações do projeto fazem parte de políticas públicas voltadas para a geração de emprego, trabalho e renda em Osasco, implantadas pela atual administração. O projeto, chamado “Agricultura Urbana”, faz parte do Departamento de Economia Solidária, da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE).
16ª Horta Urbana em Osasco
No início de abril a prefeitura entregou a 16ª Horta Urbana do programa, instalada na Rua Calixto Barbieri, 129, que vai beneficiar diretamente 7 famílias e indiretamente inúmeras outras. Medindo 2.500 metros quadrados, na horta são cultivadas diversas hortaliças, como coentro, pimentão, rúcula, alfaces roxa, crespa e mimosa, couve e salsinha. O cultivo será livre de agrotóxicos e comercializado a preços acessíveis.
“(…) este local só tinha mato, era um terreno improdutivo. Mas o trabalho dos agricultores foi incrível e em menos de 30 dias, o local foi transformado (…) a dificuldade foi grande, mas o resultado é inacreditável”, diz Gelso Lima, secretário de Emprego, Trabalho e Renda da cidade.
Segundo Gelson, a meta da pasta é entregar 100 hortas urbanas. “Esse serviço transforma vidas, e transforma também os espaços urbanos. Cada depoimento que recebemos de nossos agricultores são relatos incríveis e motivadores para seguirmos em frente.”
“Quanto mais oportunidades tivermos de fazer políticas públicas que promovam renda para as famílias e melhorias ao meio ambiente, nós não mediremos esforços para fazer”, afirma Rogério Lins, prefeito de Osasco.
Confira abaixo o endereço de todas as hortas urbanas que já foram inauguradas em Osasco:
Horta Alimentos – Avenida Pedro Pinho, 1.340 – Jardim Pestana
Horta Estufa – Rua Nossa Senhora do Rosário, 506 – Km 18
Horta Maná – Rua Antônio Russo, 657 – Jardim Roberto
Horta Chico Mendes – Rua Lázaro Suave, 15 – City Bussocaba
Horta Vicentina – Rua Arlindo João Salgado, 2 – Jardim Vicentina
Horta Audax I– Rua Magnólia, 37 – Vila Yolanda
Horta Audax II– Rua Acácia, 475 – Vila Yolanda
Horta Cantinho Verde – Rua Calixto Barbieri, 1 – Canaã
Horta CAPS – Rua Anhanguera, 348 – Jardim Piratininga
Horta Simpatia – Rua Rubi, 17 – Mutinga
Horta Modelo – Avenida João Del Papa, 580 – IAPI
Horta Cheirinho Verde – Rua Fortunato Pulherini, 81 – Mutinga
Horta Passaredo I – Avenida Passaredo, 13 A – Jardim Aliança
Horta Passaredo II– Avenida Passaredo, 13 B – Jardim Aliança
Horta Morada dos Sonhos – Rua Morada dos Sonhos, em frente 63 – Jardim Vicentina
Horta Nova Vida – Rua Calixto Barbieri, 129 – IAPI
Fonte: CicloVivo
Comentários