MANAUS – A maior parte das hospitalizações e mortes por Covid-19 entre crianças e adolescentes no Amazonas estão concentradas na faixa etária abaixo dos 5 anos de idade, segundo números no portal da FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) consultados nesta quarta-feira (2).
Do início da pandemia até o dia 16 de fevereiro deste ano, quando os dados do monitoramento do novo coronavírus em crianças e adolescentes foram atualizados pela última vez pela FVS, o estado tinha 45.989 casos da doença nesse público.
A maior parte dos diagnósticos de Covid-19 ocorreu no grupo de 15 a 19 anos, 16.863 no total; seguido das crianças com menos de 5 anos (12.468 casos); de 5 a 9 anos (7.286 casos); e em último, a faixa etária de 10 a 14 anos (9.372 casos).
Apesar das contaminações serem mais frequentes na faixa etária de 15 a 19 anos, são os mais novos que necessitam de mais cuidados médicos. Das 2.436 hospitalizações, 50% são somente das crianças com menos de 5 anos e o restante distribuído entre os demais grupos.
Os registros de óbitos pela doença entre crianças e adolescentes são baixos. Até o momento, são 136 mortes acumuladas desde o começo da pandemia, o que representa uma letalidade média de 0,3% para o novo coronavírus nesse grupo. Como nas internações, os mais novos acumulam mais mortes pela Covid-19. Representam metade das vítimas, 68 no total.
A faixa etária é a única que ainda não foi contemplada pela imunização contra a Covid-19, pois ainda não há vacinas aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o público menor que 5 anos no Brasil.
Os dados no portal da FVS referentes ao monitoramento do novo coronavírus em crianças e adolescentes no Amazonas são atualizados semanalmente.
Fonte: Amazonas Atual
Comentários