A edição desta quarta-feira (17) do programa Bem Viver traz os novos capítulos da campanha Brasil Sem Veneno, uma iniciativa dos veículos de jornalismo investigativo De Olhos Nos Ruralistas e O Joio e o Trigo. Campanha traz relato de pesquisadoras que tiveram estudos censurados pelas instituições de pesquisa após publicação
Por Brasil de Fato
O projeto reúne diversas reportagens e estudos que detalham como a influência do agronegócio no Brasil é a responsável pela flexibilização de legislações ambientais e abertura da porteira para a chegada de milhares de novos agrotóxicos no país.
Um dos destaques da campanha são as denúncias de pesquisadores e pesquisadoras tiveram trabalhos censurados ou boicotados após a publicação de estudos que denunciam os malefícios dos agrotóxicos para a saúde humana e meio ambiente.
“O modelo do agrotóxico é violento, a estrutura desse modo de produção é violenta. É o capitalismo no campo, com todos os equipamentos desenvolvidos para que seja o mais lucrativo possível, o que significa mais predatória possível. E essa pesquisadoras incomodam o capital, contestam essa modo de produção”, define o jornalista Alceu Castilho, que coordena Brasil Sem Veneno e atua no De Olho Nos Ruralistas.
Alimentação ecológica
Você sabe o que é alimentação ecológica? A partir desse conceito, a comida é considerada um elo entre a nossa saúde e a saúde do nosso planeta. Considerar os benefícios e cuidados dessa concepção é essencial para um aproveitamento integral dos alimentos sem abrir mão de respeitar os processos da natureza.
“A alimentação ecológica não é só a nossa escolha pelos alimentos, mas o que a gente faz com esses alimentos. Então, é quando a gente faz o aproveitamento integral desse alimento, quando a gente faz uso não somente do fruto ou do tubérculo, que é convencionalmente utilizado, quando a gente prepara as folhas, as ramas, os talos, e agregamos nutricionalmente. Essas partes também têm um perfil nutricional que pode nos ajudar na nossa alimentação enquanto aproveitamos a energia solar, porque a planta faz uso de toda essa sinergia, tanto do sol, quanto dessa articulação com as plantas, com as águas, com o solo. Pensar a alimentação ecológica é pensar todas essas conexões”, conceitua a nutricionista Bruna Crioula.
Homenagem
Há 35 anos o Brasil se despedia do escritor, poeta e pensador Carlos Drummond de Andrade.
Nascido em 1902, ele é considerado um dos mais influentes pensadores da trajetória do nosso país. Em seus escritos, Drummond fala sobre a realidade de uma maneira quase espiritual, mas sem firulas. Ele tenta ultrapassar o significado comum das coisas e busca o que há de realidade e poesia por trás do que analisa.
Parte essencial do movimento modernista da década de 20, integrante do governo de Getúlio Vargas nos anos 30, simpatizante do socialismo e do partido comunista posteriormente. Drummond foi muitos, mas envelheceu com uma certeza: era preciso marchar com as multidões e ouvir o povo.
Texto publicado originalmente em Brasil de Fato
Comentários