Com 1,5 mil pontos de coleta seletiva em todo o Brasil, app visa facilitar o descarte de materiais recicláveis
Saber para onde destinar adequadamente certos resíduos é uma das dúvidas vividas por quem começa a inserir a reciclagem em seu cotidiano. Pensando em facilitar tal processo, foi criado o aplicativo “Descarte Rápido”.
A plataforma, idealizada por Roberta Pinheiro, proprietária da página Boas Atitudes e Sustentabilidade, indica os postos de coleta de materiais recicláveis mais próximos com base na geolocalização do usuário.
Com cerca de 1500 pontos de coleta para reciclagem cadastrados, o aplicativo mostra também os pontos públicos de coleta da TerraCycle. A gigante da reciclagem cadastrou, em 2021, pontos de coleta para recebimento de materiais de escrita sem condições de uso como lápis, canetas, canetinhas e lapiseiras, além de esponjas de limpeza de uso doméstico.
A plataforma possui um guia com diversas categorias para orientar o usuário sobre qual é o ponto mais próximo de sua localização e qual é o procedimento ideal de descarte, considerando o tipo de item que possui. Empresas e instituições podem entrar em contato para solicitar o cadastramento de seus locais de recolhimento.
Ainda que muitos locais apontados estejam concentrados na região Sul e Sudeste, desde a criação em 2020, os pontos foram ampliados para outras regiões do país e tem tudo para seguir evoluindo. Uma das sugestões já apontadas por usuários é tornar a ferramenta colaborativa, de forma que seja possível inserir e/ou sugerir novos pontos de coleta. Por enquanto, é possível enviar sugestões no “fale conosco”.
“Eu sempre tive um incômodo com a falta de informações referentes ao que fazer com produtos como pilhas, medicamentos vencidos, óleos, entre outros. Quando comecei a desenvolver o projeto, passei a ter como objetivo suprir essa necessidade do mercado para garantir o destino correto para esses itens”, comenta Roberta, idealizadora do aplicativo.
Baixe gratuitamente: O aplicativo está disponível para download na Play Store (Android) e na Apple Store (IOS).
Fonte: CicloVivo
Comentários