- Indústria deve crescer 10,5% em relação ao ano passado
- Licenciamentos podem chegar a 1,26 milhão de unidades e exportações registrar alta de 4,7%
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, acaba de revisar para cima as projeções para 2022. A nova perspectiva é produzir 1.320.000 unidades nas fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). O volume é 10,5% superior às 1.195.149 motocicletas fabricadas em 2021. A projeção inicial era de produzir 1.290.000 unidades, com crescimento de 7,9%.
O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, aponta os fatores que levaram a associação a elevar a expectativa de produção. “As unidades fabris retomaram o ritmo das linhas de montagem e registram crescimento sustentável durante o primeiro semestre”, explica. “Somado a isso, temos um mercado com tendência de alta, com o avanço dos serviços de entrega (Delivery), o maior uso da motocicleta nos deslocamentos urbanos, além do fator aumento dos preços dos combustíveis”, complementa.
Com a nova previsão, o segmento de motocicletas deve ficar próximo aos patamares alcançados em 2014. Naquele ano, foram produzidas 1.517.662 unidades. “Mesmo com o aumento da expectativa de produção, seguimos atentos às diversas variáveis que poderão impactar negativamente o mercado, como a alta da inflação e o aumento da taxa de juros que reduzem bastante o poder aquisitivo da população. Além disso, estamos num ano eleitoral e, como acontece sistematicamente, isso gera muito estresse no mercado”, pondera.
A Abraciclo também revisou as projeções para vendas no varejo e exportações. A nova perspectiva é de que os licenciamentos alcancem 1.260.000 unidades, crescimento de 8,9% na comparação com o ano passado (1.156.776 motocicletas emplacadas). Para as exportações, a estimativa é de que sejam embarcadas 56.000 motocicletas, o que corresponde a uma alta de 4,7% em relação às 53.476 unidades exportados em 2021.
PROJEÇÃO MOTOCICLETAS 2022 | |||||||
REALIZADO 2021 | PRIMEIRA PROJEÇÃO 2022 | PRIMEIRA PROJEÇÃO 2022 / REALIZADO 2021 | SEGUNDA PROJEÇÃO 2022 | SEGUNDA PROJEÇÃO 2022 / REALIZADO 2021 | |||
PRODUÇÃO | 1.195.149 | 1.290.000 | 7,9% | 1.320.000 | 10,5% | ||
EXPORTAÇÃO | 53.476 | 54.000 | 1,0% | 56.000 | 4,7% | ||
VAREJO | 1.156.776 | 1.230.000 | 6,3% | 1.260.000 | 8,9% |
Fonte: Associadas Abraciclo
Produção
No primeiro semestre foram produzidas 671.293 motocicletas no Polo de Manaus. O volume é 18% superior ao registrado no mesmo período do ano passado (568.863 motocicletas). Segundo a Abraciclo, esse é o melhor resultado para os seis primeiros meses do ano desde 2015 (697.540 unidades).
Em junho, 101.695 motocicletas saíram das linhas de montagem, queda de 21,6% na comparação com maio (129.781 unidades) e de 3,6% em relação ao mesmo mês do ano passado (105.450 motocicletas). A retração já era esperada devido ao início das férias coletivas. “As fábricas aproveitam essa parada para realizar as manutenções e os ajustes necessários em suas linhas de montagem”, explica o executivo.
Vendas no varejo
No acumulado do ano, os licenciamentos totalizaram 636.565 unidades, aumento de 23,1% na comparação com o mesmo período de 2021 (517.154 motocicletas). Esse é o melhor desempenho para o primeiro semestre desde 2015 (641.707 unidades).
Em junho, foram emplacadas 120.841 unidades, o que corresponde a uma queda de 9,4% na comparação com maio (133.344 unidades). Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve alta de 13,3% (106.680 motocicletas).
A categoria mais licenciada foi a Street, com 59.364 unidades e 49,1% de participação no mercado. A Trail ficou em segundo lugar (24.213 motocicletas e 20% dos emplacamentos), seguida pela Motoneta (18.169 unidades e 15%).
Veja o ranking mensal de emplacamentos por categoria:
EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS | ||||||||
JUNHO 2021 | MAIO 2022 | JUNHO 2022 | ||||||
CATEGORIA | A | PARTICIPAÇÃO | B | PARTICIPAÇÃO | C | PARTICIPAÇÃO | C/A | C/B |
STREET | 48.365 | 45,3% | 66.471 | 49,8% | 59.364 | 49,1% | 22,7% | -10,7% |
TRAIL | 24.748 | 23,2% | 25.019 | 18,8% | 24.213 | 20,0% | -2,2% | -3,2% |
MOTONETA | 15.962 | 15,0% | 20.433 | 15,3% | 18.169 | 15,0% | 13,8% | -11,1% |
SCOOTER | 9.911 | 9,3% | 11.001 | 8,2% | 9.471 | 7,9% | -4,4% | -13,9% |
NAKED | 2.708 | 2,6% | 3.530 | 2,6% | 3.449 | 2,9% | 27,4% | -2,3% |
CICLOMOTOR | 1.308 | 1,2% | 2.597 | 1,9% | 2.085 | 1,7% | 59,4% | -19,7% |
BIG TRAIL | 2.389 | 2,2% | 2.361 | 1,8% | 2.400 | 2,0% | 0,5% | 1,7% |
CUSTOM | 498 | 0,5% | 1.148 | 0,9% | 904 | 0,7% | 81,5% | -21,3% |
SPORT | 578 | 0,5% | 606 | 0,5% | 587 | 0,5% | 1,6% | -3,1% |
TRICICLO | 106 | 0,1% | 104 | 0,1% | 122 | 0,1% | 15,1% | 17,3% |
TOURING | 107 | 0,1% | 74 | 0,1% | 77 | 0,1% | -28,0% | 4,1% |
TOTAL | 106.680 | – | 133.344 | – | 120.841 | – | 13,3% | -9,4% |
Segundo levantamento da Abraciclo, foram licenciadas 100.499 motocicletas de baixa cilindrada (até 160 cilindradas), o que corresponde a 83,1% do mercado. Os modelos de 161 a 449 cilindradas tiveram 16.275 unidades emplacadas (13,5% do mercado), enquanto as motocicletas acima de 450 cilindradas registraram 4.067 emplacamentos (3,4%).
Atualmente existe fila de espera para os modelos de baixa cilindrada e para as scooters, muito utilizadas nos serviços de entrega (Delivery) e para deslocamento urbano. O tempo de espera é de cerca de 30 dias. No caso das motocicletas premium e de uso misto, o estoque nas concessionárias já foi normalizado.
A média diária de vendas de junho, que teve 21 dia úteis, foi de 5.754 motocicletas. Esse é o melhor resultado para o mês, desde 2013, que alcançou 6.252 unidades emplacadas/dia. Na comparação com maio, com um dia útil a mais, houve queda de 5,1% (6.061 motocicletas vendidas/dia). Em relação ao mesmo mês do ano passado, que também teve 21 dias úteis, os licenciamentos cresceram 13,3% (5.080 unidades/dia).
Mercado por região
A região Norte registrou o maior crescimento porcentual no volume de licenciamentos de motocicletas no primeiro semestre. No total, foram emplacadas 76.798 unidades, alta de 40,7% na comparação com o mesmo período do ano passado (54.587 motocicletas).
Em números absolutos, a liderança no ranking de emplacamentos é da região Sudeste (245.434 motocicletas licenciadas e 38,6% do total do mercado). Na sequência, ficaram Nordeste (189.530 unidades e 29,8% do mercado), Norte (76.798 motocicletas e 12,0%), Sul (63.657 unidades e 10%) e Centro Oeste (61.146 motocicletas e 9,6%).
As posições foram mantidas no levantamento mensal: Sudeste (46.455 motocicletas emplacadas e 38,4% do mercado), Nordeste (34.373 unidades e 28,4%), Norte (16.580 motocicletas e 13,7%), Sul (11.921 unidades e 9,9%) e Centro Oeste (11.512 motocicletas e 9,5%).
Exportações
As fábricas instaladas no PIM embarcaram 25.115 motocicletas para o mercado externo no primeiro semestre de 2022, o que corresponde a um recuo de 4,4% na comparação com o mesmo período do ano passado (26.260 unidades).
De acordo com levantamento do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, os três principais mercados foram a Colômbia (6.996 motocicletas e 28,9% do volume total exportado), a Argentina (6.185 unidades e 25,5%) e os Estados Unidos (4.656 motocicletas e 19,2%).
Em junho, foram exportadas 4.592 motocicletas, retração de 23,3% em relação às 5.990 unidades registradas em maio. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta foi 4,2% (4.409 motocicletas).
Ainda segundo dados do Comex Stat, analisados pela Abraciclo, as posições do ranking mensal de exportações foram mantidas: Colômbia (1.828 motocicletas e 38,4% do volume total exportado), Argentina (1.268 unidades e 26,7%) e Estados Unidos (701 motocicletas e 14,7%). “As exportações para os Estados Unidos cresceram 132,9%, o que comprova a qualidade do produto nacional em um dos mercados mais exigentes do mundo”, diz o presidente da Abraciclo.
Frases – Marcos Fermanian
Presidente da Abraciclo
“A nova perspectiva é de que sejam produzidas 1.320.000 unidades nas fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). O volume é 10,5% superior às 1.195.149 unidades que saíram das linhas de montagem em 2021.”
“As unidades fabris retomaram o ritmo das linhas de montagem e registram crescimento sustentável. Temos um mercado com tendência de alta, com o avanço dos serviços de entrega, o maior uso da motocicleta nos deslocamentos urbanos, além do fator aumento dos preços dos combustíveis”.
“Com a nova perspectiva, a indústria de motocicletas deve ficar próxima aos patamares alcançados em 2014. Naquele ano, foram produzidas 1.517.662 unidades. Mas, estamos atentos às diversas variáveis que poderão impactar negativamente o mercado, como a alta da inflação e o aumento da taxa de juros que reduzem bastante o poder aquisitivo da população. Além disso, estamos num ano eleitoral e, como acontece sistematicamente, isso gera muito estresse no mercado”.
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