Precisamos repensar alguns hábitos e limitar a presença de plástico na nossa rotina – é mais fácil do que parece!
Não tem como negar ou fugir deste fato: o plástico está por todos os lados. Em diferentes tamanhos, espalhados pelos oceanos, solo e até mesmo na comida que comemos e nos nossos órgãos. Existem diferentes tipos de plásticos e eles estão presentes em embalagens, produtos, estruturas e realmente é quase impossível imaginar uma vida sem plástico.
Mas isso não quer dizer que a gente deve aceitar este cenário. A cada ano fica mais evidente a necessidade de reduzir a quantidade de plástico no mundo e dar uma destinação mais sustentável ao plástico que já existe. Muitas pessoas e empresas se dedicam a encontrar soluções para esta ameaça ambiental em que o plástico se transformou.
Repensar, recusar e reduzir são os primeiros passos que podemos dar no nosso dia a dia. Principalmente quando estamos falando em plásticos de uso único, de produtos descartáveis que são usados por alguns instantes, que representam uma parte ínfima da sua permanência no nosso planeta.
Uma vida com menos plástico é mais fácil do que você imagina!
1. Evite os piores tipos de plástico
Os produtos e embalagens plásticas trazem um número que vai do 1 ao 7. Esta identificação normalmente fica no fundo dos recipientes e se refere ao tipo de plástico usado. Entre estes tipos devemos evitar os piores:
- #3 PVC (policloreto de vinila) um plástico extremamente tóxico que contém aditivos perigosos e é usado em embalagens plásticas, alguns frascos de apertar, potes de manteiga de amendoim e brinquedos infantis
- #6 PS (poliestireno) contém estireno, uma toxina para o cérebro e o sistema nervoso, e é usado em isopor, pratos descartáveis, embalagens para viagem, talheres de plástico
- #7 (policarbonato / outra categoria) contém bisfenol A e é encontrado na maioria dos invólucros de metal para latas de alimentos, copos com canudinho de plástico transparente, garrafas de bebidas esportivas, recipientes de suco e ketchup. Estão nesta categoria todos os outros polímeros, o que torna a identificação bem difícil. Entre os mais comuns está o BOPP (polipropileno bi-orientado), que está presente em pacotes de salgadinhos, biscoitos e batatas, por exemplo.
2. Escolha reutilizáveis não plásticos
Para evitar usar recipientes descartáveis, a dica é ter opções reutilizáveis como uma garrafa para colocar água, potes de vidro, canudos de inox ou sacos e sacolas de pano para lanches ou compras. Sempre que possível, opte por recipientes reutilizáveis que não sejam de plástico! A garrafa retornável de inox e a sacola de pano são ótimas trocas.
3. Água filtrada
Se você tem uma garrafinha ou caneca reutilizável, pode sempre encher com água de filtro e bebedores. Poupando seu dinheiro e o meio ambiente ao deixar de comprar as garrafinhas de plástico. Se não tiver jeito e precisar comprar uma garrafa de água, veja se encontra uma de vidro que pode ser reaproveitada depois! Outra alternativa é a água em latinhas de alumínio – este ano o Brasil bateu recorde e reciclou 98,7% das latinhas!
4. Faça compras a granel
Compras a granel são uma opção mais sustentável. Você leva exatamente a quantidade desejada, evitando desperdícios, normalmente encontra produtos mais naturais e com um caminho mais curto entre o produtor e usa menos embalagens.
Existem lojas que vendem produtos à granel que permitem inclusive que os consumidores levem seus próprios recipientes e dão um desconto para quem faz isso!
5. Evite delivery e pratos congelados
A tentação de pedir uma comida prontinha ou optar por pratos congelados é grande. Mas, esta comida normalmente vem com muitas embalagens, na maioria das vezes, de plástico. Tudo bem optar pela conveniência ou sabor do seu prato entregue em casa, mas lembre-se que ao cozinhar a própria comida você pode garantir uma refeição mais saudável para o seu corpo e para o planeta.
6. Use produtos em barra
Shampoos, condicionadores, desodorantes e outros produtos em barra em barra são uma ótima oportunidade de eliminarmos embalagens plásticas. Esses cosméticos estão ganhando cada vez mais espaço e existem várias marcas no Brasil que oferecem produtos para todo o tipo de cabelo e pele. Assim como acontece com o shampoo líquido, o seu cabelo vai se dar melhor com determinadas marcas e ingredientes. Então, vale a pena experimentar até encontrar o que mais gosta. Outra vantagem é que normalmente estes produtos usam ingredientes mais naturais e são muito mais práticos na hora de fazer uma mala para viajar ou ir para algum compromisso fora de casa.
7. Atenção na hora da limpeza
Na hora de lavar a louça, use buchas vegetais ou esponjas de aço. Outra troca bacana e fácil é deixar o detergente de lado e usar sabão de coco. Veja se os produtos que você usa tem a opção de refil ou alternativas que usam menos plástico. Outra dica é fazer seus próprios produtos de limpeza, com ingredientes simples, como bicarbonato de sódio e vinagre.
8. Inspire pelo exemplo
Sempre que puder, converse com as pessoas que conhece sobre escolhas que te ajudaram a diminuir a quantidade de plástico na sua rotina. Quando usar a sacola retornável no supermercado, fale sobre a praticidade destas sacolas, maiores e mais resistentes. Quando usar sua própria garrafa para beber água fora de casa, comente sobre a economia. Indique shampoos em barra para aquela amiga que adora novidades.
Fonte: CicloVivo
Comentários