Mesmo sem um grande quintal ou terreno, dá para plantar a sua própria comida!
Plantar a própria comida é o sonho de muita gente. Uma ideia que faz cada vez mais sentido quando pensamos na liberação em massa de agrotóxicos no Brasil e o risco que os alimentos produzidos neste modelo trazem à saúde. Mas, para quem mora em centros urbanos, a falta de espaço é um obstáculo, certo? Nem sempre. Existem muitos vegetais que podem ser cultivados em vasos e você pode ter a sua horta caseira.
Uma horta em vasos tem as suas restrições, mas também é uma atividade muito prazerosa e possível, mesmo em apartamentos. O segredo está em escolher bem as espécies que serão plantadas, os vasos e o local onde eles vão ficar. Além disso, muitos destes vegetais crescem e podem ser colhidos rapidamente.
Selecionamos 16 vegetais que crescem bem em vasos e sugerimos que você comece com um destes cultivos. Então, você vai aprendendo aos poucos como cuidar da sua pequena horta e pode ir ampliando a plantação.
Escolhendo os vasos
Você pode comprar vasos em lojas de construção ou jardinagem e ainda é possível reutilizar recipientes, como baldes. É importante garantir um bom sistema de drenagem – os vasos precisam ter furos em baixo para que a água saia e o ideal é que as primeira camadas sejam preenchidas com argila expandida.
É importante prestar atenção no tamanho de vaso que cada espécie precisa, na localização deste vaso para que a necessidade de sol diária das plantas seja atendida e na rega e solo ideais. Existem vegetais que precisam de regas constantes e outros que não se dão bem com muita água.
E na hora de adubar a terra, escolha um adubo orgânico, como o que conseguimos com a compostagem doméstica. Não tem sentido fugir dos agrotóxicos que estão nos alimentos vendidos no mercado e usar produtos perigosos quando estiver plantando a própria comida.
Confira quais vegetais que podem ser plantados em vasos!
1 – Alface
Você pode cultivar alface facilmente em baldes semeando as sementes de alface diretamente no solo ou replantando o resto de alface da cozinha.
A alface pode ser plantada em janelas, cada muda em um vaso para que cresçam melhor. Após plantar as sementes você precisará regá-las em dias alternados. O solo precisa ser bem drenado, rico em matéria orgânica e nutrientes, para que a alface se desenvolva.
A planta precisa de cerca 5 horas de sol por dia e gosta de temperaturas mais amenas.
2 – Alho
Está aí um ingrediente presente em quase todas as receitas. E você pode plantar facilmente usando uma cabeça de alho (de preferência orgânica).
Escolha alguns dentes saudáveis de alho da sua cozinha e semeie-os diretamente no solo, com uma distância de 15cm entre cada dente. Regue regularmente, mas cuidado para não encharcar.
3 – Batatas
As batatas são ótima opção para quem quer plantar em vasos. Existem inclusive vasos específicos para este cultivo. Para começar a plantação, você só vai precisar de batatas da sua cozinha.
É possível cultivas batatas em baldes de no mínimo 30 centímetros de altura. Cada balde pode ter até 3 plantas, que irão fornecer cerca de 20 batatas nas raízes em um período de 2 meses.
4 – Beterraba
A beterraba precisa ser plantada em um vaso fundo, para que a raíz se desenvolva bem. Opte por um vaso que tenha pelo menos 30 cm de profundidade.
Durante o cultivo, a beterraba precisa estar em um local onde a temperatura chegue no máximo a 29°C. O solo precisa ser rico e a planta deve receber luz direta por cerca de 6 horas. Este é um cultivo que vai bem em solos mais úmidos.
5 – Cebola
A cebola é um dos vegetais mais fáceis para se cultivar e um ótimo começo para quem não tem muita experiência.
Você pode plantar cebolas em vasos a partir de sementes ou mudas. Eles crescem felizes quando recebem 6-7 horas de luz solar direta por dia e têm espaço suficiente.
6 – Cenoura
Você pode cultivar a cenoura facilmente em vasos, plantando sementes diretamente na terra. Os vasos devem ser fundos, a partir de 25 cm, e as sementes devem estar a uma distância de 5 a 7cm. Reguqe regularmente, mas tenha cuidado para não deixar o solo encharcado.
A cenoura também precisa de sol direto e estará pronta para colher em cerca de 100 dias.
Confira: Aprenda a plantar cenoura orgânica em sua horta
7 – Couve
Estas folhas já são parte dos pratos brasileiros e podem ser consumidas refogadas com alho, cruas ou batidas em deliciosos sucos verdes, pois são muito nutritivas e saborosas.
Você pode colocar as sementes de couve diretamente no solo de um balde grande. Regue em dias alternados e depois de algumas semanas você terá sua primeira colheita.
Para plantar couve é necessário um vaso um pouco maior – as primeiras folhas podem ser colhidas depois de 7 semanas e a planta fornece alimento por até 10 meses.
8 – Ervilha
Cultivar ervilhas é bastante simples. Você pode semear os grãos ou sementes em vasos menores e quando as plantas atingirem cerca de 15 cm é hora de coloca-las em vasos grandes.
As ervilhas gostam de temperaturas amenas, até 18°C, por isso o ideal é que sejam plantadas no início da primavera. Em relação à luminosidade, essa planta precisa de sol pleno, pelo menos 6 horas de sol.
Mantenha o solo úmido, mas nunca encharcado para não apodrecer a raiz.
9 – Espinafre
O espinafre pode ser plantando colocando as sementes diretamente no solo de vasos. Inicialmente, plante as sementes a 1 cm de profundidade em um vaso de pelo menos 30 cm de diâmetro. Para que o espinafre comece a germinar em até 14 dias é necessário que o solo seja rico em minerais e que ele seja bem drenado, arenoso e grosso.
Ao regar o espinafre, evite molhar as folhas, deixe apenas o solo úmido para que a planta consiga absorver os nutrientes. Em relação a temperatura, esse é um tipo de planta que suporta altas temperaturas, sendo necessário deixá-la ao sol pleno durante o dia.
10 – Feijão
Os feijões têm variedades diferentes, sendo que os arbustos são os mais indicados para plantar em vasos. Caso opte pela variedade de videiras, será necessário um suporte maior e mais resistente.
Quando a planta começar a se desenvolver é importante que tenhas estacas ou treliça para se apoiarem.
11 – Gengibre
Mais um exemplo de cultivo que pode começar com um pedaço do vegetal que você já tem em casa. Escolha alguns rizomas de gengibre de aparência boa e saudável, dividindo-os em pedaços e plantando-os no solo. Não se esqueça de dar-lhes água e vê-los crescer. Uma dica para a hora da colheita é esperar as folhas começarem a amarelar.
12 – Pepino
Pepinos gostam de muito sol e precisam de vasos grandes, com no mínimo 30 cm de diâmetro e profundidade. Em cada vaso coloque apenas 4 sementes com cerca de 5 cm de distância uma das outras. Depois de plantar, você deve regar diariamente para que ela se desenvolva.
A adubação precisa ser feita quinzenalmente, sendo logo após os primeiros pepinos aparecerem, para que eles fiquem ricos em potássio. Conforme a planta for crescendo use suportes, como varas ou telas, para que os galhos subam.
13 – Pimenta
Você pode cultivar pimentas facilmente: escolha as variedades que mais gosta, abra e abra-os e colete sementes dessas pimentas saudáveis – opte sempre que possível por alimentos orgânicos.
Semeie diretamente no solo de vasos e espere o resultado. As sementeiras também podem ser plantas ornamentais e, dizem que espantam o mal olhado.
14 – Quiabo
O quiabo é muito fácil de cultivar. Basta colocar as sementes diretamente no solo. Mas é importante que os vasos sejam grandes, que a rega seja constante e que as plantas recebem muito sol.
15 – Rabanete
Uma ótima opção para o cultivo em vasos, os rabanetes podem ser colhidos depois de um curto período de tempo. Esse legume pode ser plantado na primavera ou outono. Por ser um legume pequeno, ele se desenvolve facilmente em um recipiente de até 15 cm de profundidade.
Para que a planta se desenvolva rapidamente, deixe cerca de 6 a 8 horas no sol e regue diariamente, sem encharcar.
16 – Tomate cereja
Os tomates cereja são outra opção bacana para apartamentos e varandas, mas precisam de vasos grandes e de um suporte para que os galhos se apoiem, conforme o crescimento.
A partir do surgimento dos primeiros brotos, essa planta precisará ficar cerca de 12 horas no sol. Vale lembrar que o sol de 11 a 15 horas pode queimar as folhas das plantas. Você precisará regar sua hortaliça apenas a cada 3 dias, pois o solo não pode ficar encharcado.
Comentários