A vacinação das pessoas de 55 a 59 anos sem comorbidades em Manaus, que começa nesta quarta-feira, usará saldo remanescente e reserva técnica de 19.440 doses de vacinas contra a Covid-19. O redirecionamento das doses foi autorizado pela CIB (Comissão Intergestores Bipartite do Amazonas), da qual o Governo do Amazonas faz parte, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde).
O documento foi assinado nesta terça-feira, 1º, pelo coordenador da CIB, secretário estadual de Saúde Marcellus Campêlo. As 19.440 doses remanescentes, segundo a CIB, deverão ser usadas de forma escalonada e por faixas etárias decrescentes, abrangendo cerca de 80% da cobertura vacinal deste grupo. As doses deverão ser repostas posteriormente.
A decisão da CIB considera o alcance positivo da cobertura vacinal da quase totalidade dos grupos prioritários, e o cenário de indisponibilidade imediata de vacinas contra a Covid-19 a toda a população de 18 a 59 anos em etapa única.
O avanço da vacinação também está amparado na Nota Técnica n° 717, do Ministério da Saúde, de 28 de maio de 2021, que dá orientações referentes à continuidade da vacinação contra a Covid-19 dos grupos prioritários, elencados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), e início da vacinação da população geral (18 a 59 anos).
Fonte: Amazonas Atual
Comentários