A Prefeitura de Lábrea (a 701 quilômetros de Manaus) anunciou que pretende vacinar contra a Covid-19 os adolescentes entre 12 e 17 anos do município na próxima semana. A imunização será realizada com a vacina da farmacêutica norte-americana Pfizer, que já foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para este público.
A vacinação dos adolescentes em Lábrea estava marcada para iniciar na quarta-feira (4), conforme publicação nas redes sociais da prefeitura. No entanto, segundo a gestão municipal, a imunização teve resistência por parte dos pais e, por isso, a Secretaria de Saúde de Lábrea decidiu iniciar diálogo com a população para viabilizar a vacinação dos adolescentes.
De acordo com a Prefeitura de Lábrea, a vacinação dos adolescentes será feita com doses que estão sendo enviadas pela FVS (Fundação de Vigilância em Saúde), ou seja, o Governo do Amazonas não enviará doses a mais para vacinar o público jovem. Além disso, a imunização deles deve ocorrer simultaneamente à vacinação de pessoas acima de 18 anos.
Com população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 46.882 pessoas, Lábrea aplicou 27.129 doses das 38.021 doses recebidas pela FVS. Desse total, 19.147 receberam a primeira dose e 7.640 a segunda, e 342 receberam dose única. A população entre 18 a 59 anos que recebeu a primeira dose alcança 7.694.
A reportagem solicitou informações da FVS sobre a orientação aos municípios a respeito da vacinação do público entre 12 e 17 anos, mas até a publicação desta matéria nenhuma resposta foi enviada.
Fonte: Amazonas Atual
Comentários