Com investimentos de R$ 150 milhões, serão oito mini usinas com capacidade de produção de 5 MW cada, segundo a superintendência do Programa de PPP do Piauí
Piauí tem um programa de parceria público privada (PPP) com oito projetos de iluminação pública já licitados ou em fase de assinatura de contrato. Um deles é o de mini usinas de geração de energia solar fotovoltaica, que incrementam sua autossuficiência energética. De acordo com a superintendência do Programa de PPP do Piauí, serão oito mini usinas com capacidade de produção de 5 MW cada. Os investimentos somam R$ 150 milhões. A previsão é que elas entrem em funcionamento até o final deste ano, usando a tecnologia de rastreadores (trackers) e reduzindo as despesas de energia em cerca de 20%.
Viviane Moura, superintendente do Programa de PPP, adianta que a fase atual do projeto envolve o alinhamento com a concessionária local, uma vez que a energia produzida pelas usinas deve ser integrada ao sistema distribuído. O volume injetado na rede passará a ser compensado, com a redução dos custos de energia para o Piauí. “É uma matriz de energia limpa, sustentável e sem riscos. Também é um dos projetos de desenvolvimento de infraestrutura que mais empregam mão de obra qualificada e que possui alta empregabilidade”, explica a superintendente.
Ela adianta que as cidades que vão sediar as instalações são Caraúbas, Cabeceiras do Piauí, Curralinhos, Barras, e Canto do Buriti. Viviane informa que quase 90 mil pessoas residentes nesses municípios serão impactadas diretamente pela implantação das mini usinas.
Fonte: Além da Energia
Comentários