Agência FAPESP – Uma pesquisa intercultural envolvendo mais de 170 laboratórios de estudos de psicologia ao redor do mundo está investigando como funciona a memória humana e como as pessoas percebem diferentes grupos sociais.
Intitulada “Processamento Linguístico, Memória e Categorias Sociais”, a pesquisa pretende investigar vários fatores relacionados às categorias sociais, entre elas questões sobre racismo.
No Brasil, o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) participa da iniciativa e busca voluntários para responder a algumas questões pela internet, o que leva em média 15 minutos para ser realizado. A participação é anônima e só coleta respostas relacionadas à pesquisa.
O participante deverá completar uma série de itens de compreensão de linguagem e sua relação com imagens, além de avaliar sua positividade frente a uma série de categorias sociais. A pesquisa deve ser respondida no computador, não no celular, e é necessário colocar fones de ouvido para receber instruções em áudio.
A pesquisa científica intercultural é liderada por Christopher Chartier, da Universidade de Ashland, nos Estados Unidos. No IP-USP a coordenação é da professora Jaroslava Valentova.
Mais informações pelo e-mail [email protected].
Fonte: Agência FAPESP
Comentários