Retirar mais de 15 toneladas de resíduos de praias pouco habitadas e de difícil acesso do litoral do Paraná e Santa Catarina. Essa é a meta da etapa inicial do projeto Atitude Pelos Oceanos, lançado no último dia 22 de março, Dia Mundial da Água, pela Organização Não-Governamental Eco Local Brasil, sediada em Barra Velha, Santa Catarina.
As ações operacionais serão realizadas em todo país ao longo do ano e a primeira etapa inicia no mês de abril.
De acordo com o coordenador da ONG, Filipe Oliveira, apesar de pouco habitadas ou inóspitas, as praias escolhidas concentram grandes quantidades de resíduos. “Já fizemos uma triagem prévia dos locais por onde passaremos e estamos cientes que as ações mais críticas e demoradas irão acontecer nas ilhas paranaenses e litoral norte de Santa Catarina. Infelizmente, é um problema ainda invisível para muitos”, explica.
Desde 2018, o ONG passou também a se responsabilizar pelo descarte do que coleta em suas ações de limpeza, reaproveitando 100% dos resíduos retirados como matéria prima para produtos sustentáveis. Em pouco mais de dois anos, 65 toneladas de resíduos já foram retiradas dos oceanos e transformadas em novos produtos, como brinquedos de plásticos doados para crianças de comunidades litorâneas.
Projeto Atitude pelos Oceanos
Com ampla estrutura logística, que envolverá transporte terrestre e marítimo, o projeto Atitude pelos Oceanos conta com apoio de órgãos públicos competentes de cada área que envolve as ações e tem patrocínio da PortoNave, Favretto Painéis e Core Case.
O cronograma das atividades do projeto vai depender dos decretos locais de combate à pandemia. As ações envolvem equipes reduzidas e, caso seja possível, contará com apoio da população local. As primeiras ações operacionais estão marcadas para o dia 1º de abril em São Francisco do Sul, em Santa Catarina, e para os dias 5 e 6 de abril na Ilha do Mel, no Paraná.
“QUEREMOS FAZER AS AÇÕES COM A MAIOR SEGURANÇA POSSÍVEL E, POR ISSO, VAMOS ATUAR COM MUITO RESPEITO E DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE CADA LOCALIDADE.”
Filipe Oliveira, Eco Local Brasil
Mais informações sobre o Atitude pelos Oceanos podem ser obtidas no site da Eco Local Brasil.
Fonte: CicloVivo
Comentários