Nesta quinta-feira (24), uma iniciativa colaborativa construída por 16 entidades ambientais lançou o Portal Proteja, uma plataforma que reúne informações sobre as áreas protegidas brasileiras. O portal já foi lançado com mais de 700 conteúdos, como pesquisas, bancos de dados, e-books, vídeos e infográficos. As informações podem ser acessadas online e pesquisadas através de filtros específicos ou pelos temas-chave: biodiversidade; floresta e água; pressões e ameaças; economia verde; povos e territórios; e gestão. O projeto é colaborativo e tem como objetivo construir a maior biblioteca virtual sobre áreas protegidas do Brasil.
“O portal é a espinha dorsal de uma iniciativa colaborativa que visa informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade em defesa das áreas protegidas do Brasil, que são as Terras Indígenas e Unidades de Conservação, e os territórios que por lei, ou tradição, têm por objetivo a proteção ambiental”, conta Sylvia Mitraud, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), uma das organizações parceiras do portal, durante o evento de lançamento. A pesquisadora reforçou ainda a importância estratégica de ter uma fonte confiável e acessível para buscar essas informações sobre as áreas protegidas.
Clique aqui para acessar
Além da plataforma, a iniciativa engloba outras ações como o Proteja Talks, palestras sobre áreas protegidas, e o também recém-lançado podcast Proteja Brasil, que reunirá convidados de diferentes setores em uma roda de conversa sobre temas que impactam nesses territórios. O primeiro episódio, com o título “O que são áreas protegidas e sua importância para a sociedade”, foi lançado nesta terça-feira (22).
*Em destaque: o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. Foto: Marcio Isensee e Sá
Fonte: O Eco
Comentários