A indústria da carne pegou emprestado o playbook do setor petroleiro para desinformar o público sobre os impactos ambientais e climáticos da produção de carne bovina. Por cinco meses, o Desmog analisou documentos oficiais e declarações de empresas e associações comerciais para destrinchar o negacionismo climático do setor da carne.
A pesquisa revelou que as grandes empresas do setor – como JBS, Tyson Foods, Vion e Danish Crown – buscam se colocar como “liderança” na luta contra a crise climática, minimizando o impacto da produção de carne no clima, lançando dúvidas sobre a eficácia de alternativas à carne para combater a mudança do clima, promovendo os benefícios da carne para a saúde (e escondendo os possíveis malefícios de seu consumo), e exagerando o potencial de inovações agrícolas para reduzir o impacto ecológico da pecuária.
Esta indústria vem se esforçando em ações publicitárias para ressaltar os “compromissos climáticos” do setor, como promessas de redução das emissões de carbono a zero nas próximas décadas (ao mesmo tempo em que ignora o fato de que a maior parte da pegada climática do setor está nas emissões de metano de sua cadeia). Os lobistas também estão recorrendo a interlocutores em governos e em outros setores produtivos para “mudar a narrativa” em torno dos riscos climáticos da produção e do consumo de carne.
O jornal inglês Independent também repercutiu a notícia.
Fonte: ClimaInfo
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