A FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) deve realizar, de 2 a 11 de agosto, uma visita a comunidades rurais de Coari (a 363 quilômetros a oeste de Manaus) para investigar ataques e realizar captura e controle de morcegos hematófagos. A fundação registrou 20 casos de ataques por morcegos hematófagos, na comunidade, durante as últimas semanas.
O objetivo é fazer controle populacional da espécie e evitar danos à saúde pública. O presidente da FVS, Cristiano Fernandes, teme que ocorram óbitos pela doença de raiva, que pode ser transmitida pelo animal. “Essa espécie de morcego oferece um grande risco, por isso é essencial que seja feito o controle seletivo dos morcegos associados às agressões nas localidades, para evitar mais ataques e óbitos por raiva”, explicou.
A espécie de morcegos hematófagos (Desmodus rotundus) se diferencia das outras por se alimentarem de sangue, podendo atacar tanto animais, quanto humanos. De janeiro a julho deste ano, 37 casos de ataques por morcegos foram notificados no Amazonas, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 108 casos registrados, representando uma redução de 65%.
Os municípios do Amazonas que mais notificaram ataques por morcegos no período de janeiro e julho deste ano foram: Manaus (10), Humaitá (8), São Gabriel da Cachoeira (6), Carauari (2), Coari (2), Urucará (2), Atalaia do Norte (1), Benjamin Constant (1), Fonte Boa (1) e Maués (1).
Fonte: Amazonas Atual
Comentários