Produto dinamarquês promete mesma aparência e maciez da lã convencional
A empresa têxtil TEXSTYLE, da Dinamarca, desenvolveu um tipo de tecido sustentável, usando fios de poliéster reciclados, provenientes de garrafas plásticas descartáveis. A coleção inclui 15 materiais diferentes, que podem ser encomendados em uma variedade de cores.
A linha Dolly Recycled promete mesma aparência e maciez da lã convencional. A única diferença é que se trata de um produto feito totalmente com poliéster reciclado. De acordo com um artigo publicado no site Springwise, para cada cem metros de tecido produzido, três mil garrafas PET são removidas do fluxo de resíduos local, o que equivale a cerca de 69 quilos de plástico reciclado.
Os tecidos são obtidos por meio de resíduos coletados na China continental. No processo de confecção, esses materiais são limpos e redimensionados em pequenas partículas de Polietileno tereftalato (PET), uma das formas mais comuns de plástico. Depois, eles são levados para uma fábrica e transformados no fio básico usado para produzir toda a coleção.
A iniciativa representa uma mudança nos processos de produção dentro do setor têxtil. Com showrooms na China, Vietnã e Dinamarca, a empresa ainda oferece uma visão sobre uma variedade de oportunidades para expandir seus processos de upcycling.
Fonte: Um só planeta
Comentários