O Centro de Pesquisa em Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (GCCRC) lançou na última quinta-feira (22/04), em comemoração ao Dia da Terra, a animação “Como a biodiversidade inspira o desenvolvimento de biotecnologia agrícola?”.
O GCCRC é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O material chama a atenção para a importância de se olhar a biodiversidade como fonte de conhecimento e inovação tecnológica. O vídeo de quase quatro minutos traz como exemplo o que se pode aprender com as plantas que se desenvolvem nos campos rupestres, ambiente caracterizado por secas prolongadas e solos pobres, localizado majoritariamente na região central do país.
O material pode ser assistido no canal do GCCRC no YouTube.
Você sabia que a biodiversidade do planeta também se traduz em riqueza genética? Nela podemos encontrar tesouros que podem ser estudados pela ciência para aplicação em problemas atuais. Entretanto, muitas espécies ainda pouco conhecidas pela ciência estão ameaçadas pelos efeitos das mudanças climáticas e perda do seu ambiente natural. A preservação da natureza, além de essencial para a manutenção dos ecossistemas, também é fonte de inspiração para a inovação tecnológica. Muitas plantas, animais e microrganismos têm estratégias únicas de sobrevivência em determinados ambientes que podem, por exemplo, ajudar a desenvolver variedades agrícolas resistentes às alterações ambientais.
Fonte: Agência FAPESP
Comentários