Com o objetivo de fazer uma imersão ao ecossistema de inovação da região Sul do Brasil, teve início, nesta terça-feira (02), o evento Amazônia Innovation Week, uma realização da Suframa e Sudam, em parceria com o Polo Digital de Manaus e a empresa E3 Negócios. O evento é on-line e vai até a próxima quinta-feira (4), com transmissão pelos canais da Suframa e do Polo Digital de Manaus no YouTube.
Durante a abertura do evento, o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, afirmou que a Autarquia tem buscado integrar todos os atores do ecossistema da região que compõe sua área de atuação, que são os estados de Rondônia, Roraima, Amazonas, Acre e os municípios de Macapá e Santana, no Amapá, visando ao desenvolvimento e aprimoramento da cadeia. “Buscar os exemplos, as práticas, os erros e os acertos já realizados em outras áreas do País são fundamentais e essa é a intenção da atividade dessa semana, buscarmos as experiências do Paraná e Santa Catarina para aprimorar cada vez mais o nosso ecossistema”, explicou.
Polsin afirmou que a Suframa também tem atuado por meio de importantes mudanças em marcos regulatórios, a exemplo do Decreto 10.521, que trouxe alterações na regulamentação da Lei de Informática, com a obrigatoriedade da aplicação de 15% de investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) fora da Região Metropolitana de Manaus (nas demais áreas de abrangência da Suframa), bem como a Portaria Protecsus que também induz investimentos descentralizados de Manaus e as Resoluções 205/2021, voltada a otimizar projetos industriais, e a 02/2021, que amplia os incentivos de industrialização de matéria-prima regional para toda a Amazônia Ocidental. “Todas essas mudanças permitirão espraiarmos mais o desenvolvimento e riqueza para toda a área e entendemos que P&D, empreendedorismo e polo tecnológico cada vez mais crescem de importância e há um espaço enorme a ser trilhado na Amazônia”, concluiu.
A superintendente da Sudam, Louise Caroline Löw, apresentou a atuação da Superintendência no desenvolvimento da Amazônia Legal, bem como os programas e as linhas de financiamento existentes por meio da Autarquia, que é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. A superintendente também destacou alguns dos projetos que vêm sendo realizados em parceria com a Suframa e demais parceiros, como é o caso da Amacro, uma Zona de Desenvolvimento Sustentável nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia.
Também participaram da abertura, a presidente da Associação do Polo Digital de Manaus, Vania Thaumaturgo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Jório Veiga, o diretor de Investimentos da E3 Negócios, Bruno Freitas e a diretora executiva da E3 Negócios, Graciete Lima.
Primeiro dia
O primeiro dia de atividades contou com a apresentação do gerente de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Felipe Couto, sobre a experiência do sistema Fiep na constituição de um ecossistema de Inovação, e do co-fundador e CTO da Exact Sales, Felipe Roman, que falou sobre o desenvolvimento da startup de Florianópolis, que em 2015 desenvolveu um software e metodologia para atração de clientes, qualificação de leads e aceleração de vendas B2B. A empresa atualmente conta com 300 colaborares, 1600 clientes, mais de 10 mil usuários e cresceu 45% em 2020.
A programação segue na quarta-feira (03), com apresentações da Universidade Federal de Santa Catarina e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate); e na quinta-feira (04), com a start-up Kenzie do ecossistema de Curitiba e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. A programação tem início às 9h30 (horário de Brasília) e fica disponível nos canais de Youtube da Suframa e do Polo Digital de Manaus.
Fonte: Suframa
Comentários