Algumas pessoas parecem ser alvos para picadas de mosquito – e são! Entenda como estes bichinhos escolhem suas vítimas
Algumas pessoas parecem atrair mais mosquitos do que outras. De acordo com Jonathan Day, professor de entomologia médica na Universidade da Flórida, algumas situações e características físicas realmente podem deixar as pessoas mais vulneráveis às picadas.
Segundo o cientista, dois fatores principais estão ligados à atração de mosquitos: visão e olfato. Apesar de ser algo bastante complexo, existem alguns pontos que já são bem claros. Veja abaixo a lista feita por ele ao site TreeHugger:
1. Roupa
Os mosquitos usam muito a visão para escolher suas vítimas. Segundo Day, esses insetos são altamente visuais, principalmente à noite. Assim, vestir roupas escuras ou vermelhas podem tornar você um alvo mais fácil.
2. Tipo Sanguíneo
Quando se fala em mosquitos, o sangue está sempre associado. As fêmeas precisam se alimentar com sangue para conseguir proteína e produzir ovos. Não é estranho, então, pensar que existam tipos sanguíneos preferidos. Os pesquisadores descobriram que o tipo sanguíneo O é o preferido, sendo duas vezes mais atraentes do que o A. O tipo B está entre os dois.
3. Respiração
Os mosquitos conseguem detectar o dióxido de carbono a mais de 48 metros de distância. Então, quanto mais respiramos ou exalamos gases, mais vulneráveis estamos.
4. Calor e suor
Não é apenas o dióxido de carbono que está no radar dos mosquitos. Eles podem farejar vítimas através do ácido lático, ácido úrico, amoníaco e outros compostos liberados no suor. Os pesquisadores também acreditam que os mosquitos gostam mais de pessoas “quentes”, por isso, alguém suado deve parecer um prato delicioso.
5. Bactérias na pele
A pele humana é naturalmente cheia de vida microscópica e todos esses minúsculos elementos criam um aroma distinto. Assim, quanto mais micróbios presentes na pele, mais vulnerável a pessoa está. Essa também é uma possível justificativa para os pés e tornozelos serem alguns dos pontos preferidos pelos mosquitos.
6. Gravidez
As mudanças que ocorrem no organismo de uma mulher gestante atraem e muito os mosquitos. As grávidas estão até duas vezes mais vulneráveis do que as mulheres fora da gestação. Os estudos identificaram que durante este período, as mulheres exalam 21% mais volume de ar, o que consequente expele mais dióxido de carbono. A temperatura corporal também aumenta, deixando-as ainda mais expostas aos mosquitos.
7. Cerveja
Não são apenas os seres humanos que se sentem atraídos por cerveja. Os mosquitos também são. Após consumir bebidas alcoólicas, a temperatura do corpo sobe o teor de etanol no suor aumenta. Os pesquisadores acreditam que esses indícios sejam atrativos para os mosquitos, mesmo que ainda não tenha sido identificada a causa exata.
Fonte: CicloVivo
Comentários