Adquirir mais inteligência emocional é um desejo de muitas pessoas para 2021. Pensando nisso, o colunista Bill Murphy Jr., da Inc., fez uma lista de dicas de comunicação para você desenvolver essa habilidade no ano que começa.
São dicas simples e eficientes, formadas por frases e palavras que podem ajudar você a manter e sanidade em 2021 e a se comunicar os melhores nos negócios. Confira abaixo:
1. Conte até 5
Uma das principais dicas de Murphy é pensar antes de falar. Por isso, ele requer que você conte até cinco antes de responder um e-mail ou uma pessoa com quem está conversando. Segundo o especialista, o silêncio fala por si em muitos casos. Quando você não fala imediatamente o que quer dizer, dá tempo para pensar na melhor resposta possível.
2. “Obrigado, vou checar amanhã”
Essa dica é inspirada em uma fala do investidor bilionário Warren Buffett. Uma vez, ele disse: “Você sempre pode mandar alguém ‘ao inferno’ amanhã”. O que isso quer dizer? Que não é necessário reagir instantaneamente a tudo. Portanto, espere suas emoções normalizarem para responder com o máximo de calma o possível.
3. “?,?,?”
Faça mais perguntas. Essa é a moral da história, segundo Murphy. Para ele, os pontos de interrogação devem lembrar-se de perguntar sempre. Podem ser duas ou dez, o importante é manter o hábito, pois quanto menos autocentrada uma conversa, maior a chance da outra pessoa sentir empatia por você.
4. “Conte mais …”
Para o especialista, essa é uma frase boa e versátil, porque demostrar que você tem humildade para tentar compreender o que outras pessoas estão dizendo. Isso mostra interesse e estimula a pessoa a seguir. Além disso, preenche lacunas e ajuda a ganhar tempo para desenvolver suas ideias.
5. “Parece que você está dizendo …”
Repetir o que uma pessoa acabou de falar mostra que você está ouvindo e que ambas as partes envolvidas em uma troca verdadeira. Em vez de falarem sozinhas, estão dialogando e mostrando interesse mútuo pela conversa.
6. “Você pode não saber disso, mas …”
Elogiar um bom trabalho seria satisfatório com a frase “As pessoas podem sempre confiar em você”. Agora diga o mesmo começando com uma frase “Você pode não saber disso, mas …”. Segundo Murphy, isso dispara neurônios na pessoa fazendo com que ela queira saber o que as pessoas acham dela.
Fonte: Revista Pegn
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