“Temos, pois, certeza de que onde estiver o fundador Paulo Feitoza, ele estará acompanhando a evolução de seu legado, a concretização de seu sonho a serviço da sociedade e da promoção da prosperidade regional.”
Roberto Garcia (*)
__________________
2020, apesar dos momentos desafiadores que atravessamos, não podemos deixar de celebrar as boas notícias, uma delas vem da memória visionária do nosso Patrono, o desembargador Paulo Feitoza, criador da Fundação que leva seu nome e que está completando 22 anos de implantação. A Fundação Paulo Feitoza é legado de um desembargador que foi também assistente social no sentido maior de comprometimento com os despossuídos do banquete social. Um sonho que o moveu por toda a vida. O sonho de trabalhar e promover a condição humana e os direitos civis de jovens da periferia de Manaus com o ensino de Informática. Hoje muitos deles estão atuando no mercado de trabalho, compondo a lista de cidadãos e profissionais de alto nível. Este projeto não cessa nem diminui em seus princípios e metas. Além da expansão, tem sido merecedor de expressivas premiações de mérito nacional. O casal Paulo Feitoza, ele assistente social e ela professora de escola pública, fortaleceu o próprio matrimônio trabalhando em atividades comunitárias. Este legado inspirou e tem norteado princípios, missão e valores da Fundação Paulo Feitoza Tech.
Talentos nativos
A partir dessa semeadura, passamos a desenvolver a sofisticação tecnológica e inovadora que a inspiração original propiciou. Com isso, nos últimos 22 anos ficamos conhecidos como um instituto de excelência em tecnologia e inovação, contribuindo decisivamente para a evolução do conhecimento e do processo produtivo no polo industrial de Manaus, entre outras demandas da economia. Hoje temos um time de 250 profissionais nativos, em sua grande maioria, e com muito orgulho, escolhidos pela excelência de talentos e dedicação profissional, mostrando que a intuição visionária de Paulo Feitoza é um caminho, dos urgentes e coerentes para adensar e sofisticar a indústria do Amazonas.
Indústria e inovação tecnológica
Foi assim que consolidamos um portfólio robusto de desenvolvimento tecnológico que desembarcou no que hoje se conhece por Indústria 4.0, demandados pelo Polo industrial de Manaus. Nossas portas se abrem sempre e quando uma empresa apresenta problemas e expectativas de racionalização tecnológica. Desenvolver soluções a partir da informática e da robótica nos fez crescer o impulso da inovação, comprando os desafios daquelas empresas que decidem implantar soluções inovadoras como diferencial competitivo. Passamos assim a justificar a imagem da Indústria 4.0 no jargão do setor produtivo que começa a diferenciar positivamente a ZFM e agitar, mesmo em clima de isolamento social, o time FPF-Tech.
Diferencial competitivo
O perfil dos nossos profissionais, até então bem pouco temo, se caracterizava pelos desenvolvedores de software. Entretanto, com o aumento dessas demandas advindas de grandes empresas do PIM, passamos a integrar diversas categorias de engenheiros, mecânicos, mecatrônicos e eletrônicos, que nos permitiram executar cálculos estruturais de um novo equipamento, instalação da robótica em nível avançado e todo um universo de novos serviços e grandes mudanças. Hoje, nosso perfil de capacitação técnica, banco de dados, segurança cibernética…, nos levaram a criar mais de 53 cursos de formação para as empresas. Outro avanço no sonho do casal Feitoza foi o estabelecimento do nível de maturidade em que se encontra indústria 4.0 em Manaus. Isso permitiu identificar lacunas e demandas tecnológicas, e avançar na cultura inovadora, motivando as empresas a uma competitividade num patamar de inovação tecnológica. Apesar da pandemia, nós estamos avançando na implantação de uma escola técnica de nível médio para atender as demandas 4.0 da Indústria manauara. É mais um legado na esteira de valores e compromissos do nosso fundador.
Parcerias e avanços
Cabe, ainda, assinalar que a FPF-Tech é coordenadora local da PEIEX, Programa de Qualificação para Exportação para Manaus e Roraima, visando contribuir com nossa especialidade para o desenvolvimento no setor de exportação. Finalmente, fazemos um registro indispensável para as entidades da indústria, a Federação e o Centro das Indústrias do Estado do Amazonas, que estimularam o conjunto dessas iniciativas, divulgando junto a seus associados o suporte inovador de nossa organização. Nesse contexto, o diagnóstico feito com a colaboração/ coordenação do Prof. Dr. Sandro Breval, pudemos levar a bom termo o diagnóstico de maturidade 4.0 na indústria local, através do qual constatamos que não devemos nada em termos de inovação tecnológica ao resto do país. Temos uma tarefa muito grande pela frente, tanto para qualificação de nossos jovens profissionais, como no suporte às empresas que optam por este diferencial competitivo. Temos, pois, certeza de que onde estiver o fundador Paulo Feitoza, ele estará acompanhando a evolução de seu legado, a concretização de seu sonho a serviço da sociedade e da promoção da prosperidade regional.
(*) Roberto Garcia é Empresário, Diretor de Projetos e Desenvolvimento de Negócios da FPF TECH, Diretor Adjunto da Coordenadoria de CT&I da FIEAM + CIEAM e Membro do CAPDA/Suframa
Assista a entrevista com Roberto Garcia Diretor de Relações Institucionais e Novos Negócios da FPF – Fundação Paulo Feitoza:
Comentários