“A seriedade e o comprometimento na elaboração do livro e a amplitude dos temas abordados por Silvia Cozzolino e sua equipe, faz desta obra de referência ferramenta essencial para estudantes, pesquisadores e profissionais da área de Nutrição“.
— Por Alfredo Lopes—
Entrevista com Silvia Cozzolino(*)
Desde os anos 90 debruçada sobre nossa biodiversidade e coletando amostras para divulgação de nosso tesouro biológico na área de micronutrientes, a pesquisadora Dra. Silvia Cozzolino já disseminou a importância do Brasil descobrir o Brasil Amazônia que o mundo inteiro deseja. Alguns itens de seu inventário passam por bioativos amazônicos, num bioma em que pouco mais de 5% do banco genético foi para a bancada dos microscópios e virou pesquisa, desenvolvimento e, quase zero, em mercado. Por isso, a publicação de BIODISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES, em sua 6ª edição, revista e ampliada, uma referência universal para o papel dos nutrientes na alimentação integral e equilibrada, nos desafia a inventariar nossas valiosas bio-contribuições. A seriedade e o comprometimento na elaboração deste livro e a amplitude dos temas abordados por Silvia Cozzolino e sua equipe, fazem desta obra de referência ferramenta essencial para estudantes, pesquisadores e profissionais da área de Nutrição. Confira!
- BrasilAmazoniaAgora – Qual o significado de mais uma edição da Biodisponibilidade de Nutrientes em tempos de Pandemia?
Silvia Cozzolino – Em relação a pandemia foi coincidência! Desde o ano passado estávamos revisando cada capítulo . Entretanto, a possibilidade de dedicar mais tempo com a quarentena ajudou na finalização. Nessa correria, porém, como contribuição de nossa equipe de farmacêuticos e nutricionistas, à prevenção e combate da Covid-19, publicamos em vários portais de notícias, incluindo o BrasilAmazoniaAgora, estudos sobre micronutrientes adequados ao fortalecimento do sistema imune, os minerais selênio da castanha-do-Brasil, e zinco e as vitaminas A, C e D.
- 2. BAA – São poucas obras, em português, referenciadas nesta área tão importante no t rato da nutrição integral. Qual a contribuição da Amazônia neste trabalho ?
Silvia – Como você sabe, desde a década de 90 tenho trabalhado com o Selênio e a castanha-do-brasil, do Pará ou da Amazônia! Esse trabalho me encanta, pois pudemos contribuir para a divulgação de uma planta ( a castanheira) e um fruto ( castanha) de nossa biodiversidade, que pode causar muitos benefícios à saúde! Simplesmente realizando pesquisas sérias sobre seus efeitos em um grande número de situações de saúde e de doenças.
- 3. BAA – Temos em nossas instituições do Norte muitos alunos/pesquisadores sob sua orientação. Como fortalecer essa aproximação Norte- Sul na área dos micronutrientes?
Silvia: Acho que essa aproximação sempre existiu e o que espero é que meus orientados possam dar continuidade a esses trabalhos, interagindo com os demais pesquisadores da região que na atualidade também se interessam por pesquisas com a castanha! Acredito que é imensurável o que será descoberto sobre alguns efeitos que serão certamente demonstrados. Fico extremamente feliz de ter iniciado no Brasil as pesquisas na área de nutrição humana com o Selênio por meio da castanha-do-brasil, porque anteriormente meu amigo prof. Zanetti de Pirassununga já havia iniciado seus trabalhos com selênio em animais.
(* )Dra. Silvia Cozzolino é nutricionista, professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Comitê Científico e de Administração do ILSI Brasil. Pesquisadora da área de Nutrição, com ênfase em Micronutrientes e suas interações com outros nutrientes e compostos bioativos, avaliando aspectos de nutrigenomica e mais recentemente interações com o microbioma, em situações de saudabilidade e de doenças ,tendo formado até o momento 70 mestres e doutores. Possui trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.
**) pré-venda: BIODISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES, 6ª edição http://www.manole.com.br/
Comentários