“INDT e INATEL assinam convênio para fomentar intercâmbio tecnológico e impulsionar a capacitação profissional nas regiões Norte e Sudeste”.
O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e o Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) anunciaram recentemente o evento de assinatura de um convênio na modalidade guarda-chuva, que terá como objetivo fomentar um intercâmbio de capacitação profissional nas regiões Norte e Sudeste do Brasil, oferecendo diversos cursos voltados à Indústria 4.0.
A parceria entre os dois institutos visa somar conhecimentos e forças para desenvolver grades educacionais conjuntas na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), de modo a qualificar os recursos humanos através da transformação digital, englobando conteúdos relacionados à tecnologia e inovação, principalmente, aos conceitos da Indústria 4.0.
As restrições impostas pela pandemia aceleraram o uso das ferramentas tecnológicas e elevaram a demanda por profissionais cada vez mais qualificados em parques industriais, como o Polo Industrial de Manaus. Na busca pela competitividade local e global, as empresas têm demandas urgentes de capacitação profissional.
Alinhados a esta demanda crescente, o INDT e o INATEL estarão promovendo o Projeto Nanodegree, com cursos voltados à Indústria 4.0. O formato é de treinamentos curtos, com duração de 3 a 6 meses, com foco em resultados práticos e satisfatórios, de acordo com as necessidades das empresas. Outros cursos e treinamentos em formato de superintensivos estão sendo analisados para posterior implantação.
O conteúdo programático do projeto Nanodegree contempla disciplinas nas modalidades virtuais e presenciais, de acordo com as necessidades de conteúdos técnicos e outros laboratoriais, práticos.
Os dois institutos, além de fomentar esse intercâmbio de capacitação profissional entre as duas regiões do país, também pretendem ampliar atuação no segmento educacional, oferecendo cursos e serviços sob demanda para empresas e indústrias.
Vale ressaltar que o convênio na modalidade guarda-chuva tem como característica uma ampla abertura para a realização de novos projetos e iniciativas, que podem ser implementadas no decorrer da parceria e conforme as necessidades dos clientes.
O convênio será assinado por Geraldo Feitoza, diretor executivo do INDT, e Carlos Nazareth Marins, diretor do INATEL, na próxima quarta-feira (09), às 10h, horário de Brasília, na sede do INATEL, localizada em Santa Rita do Sapucaí (MG).
A importância da parceria
De acordo com Geraldo Feitoza, a parceria entre os institutos é muito importante para o INDT e para a região Norte, devido aos diversos benefícios que os futuros projetos trarão. “O INATEL é uma das instituições mais importantes e mais renomadas do ramo das telecomunicações no país, bem como, no oferecimento de cursos e treinamentos de capacitação profissional de qualidade em diversas áreas ligadas à tecnologia e inovação, por isso, essa parceria vai contribuir para o desenvolvimento da nossa região”, comentou.
“Para se ter uma ideia do que se pode esperar da união entre INDT e INATEL, o Projeto Nanodegree é o melhor exemplo de tudo o que está por vir. Isso porque esse projeto vai oferecer especializações de qualidade e os melhores serviços sob demanda para as empresas e os seus funcionários, adequando as organizações, capacitando as pessoas e fomentando a consolidação da Indústria 4.0”, finalizou.
Já Carlos Marins entende que essa parceria é estratégica e tem tudo para crescer, de modo a trazer bons frutos para os próximos anos. “A assinatura do convênio com o INDT é um momento importante para o INATEL. Trabalharemos em conjunto com o INDT na região Norte para oferecer nossos programas de formação profissional nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Temos a possibilidade de oferecer cursos de aprimoramento e extensão, bem como cursos de pós-graduação. A parceria tem tudo para crescer e trazer para ambas instituições muitas oportunidades nos próximos anos”, ressaltou.
Sobre o INDT
O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) é um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) independente e sem fins lucrativos, com o objetivo de gerar novos negócios de base tecnológica, desenvolver produtos, soluções inovadoras e serviços para a Indústria 4.0.
Sobre o INATEL
O INATEL é um Centro de Ensino e Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias, criado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí (MG), na região conhecida como Vale da Eletrônica. Foi a primeira instituição de ensino superior a oferecer o curso de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, possui sete graduações em áreas da engenharia tecnológica, como também, Mestrado e Doutorado em Telecomunicações, pós-graduação lato sensu em diversas áreas ligadas à tecnologia e cursos de capacitação tecnológica de curta duração, por meio da plataforma Inatel Online.
Para saber mais, acesse: https://inatel.br/.
Fonte: Inatel
Comentários