Uma série de encontros cruciais para discutir as demandas de pauta ambiental e direitos dos povos amazônicos está sendo iniciada nesta segunda-feira, 20 de novembro, por bispos da Igreja Católica na Amazônia, liderados pelo presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), Dom Evaristo Pascoal Spengler. A agenda intensiva de diálogos se estenderá até sexta-feira, 24 de novembro.
Entre os participantes confirmados estão a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, além de representantes de diversos outros ministérios, como Povos Indígenas, Direitos Humanos, Justiça, Desenvolvimento Agrário, Assistência Social e Combate à Fome, e Minas e Energia. O objetivo destes encontros é promover uma discussão aprofundada sobre questões vitais, como os direitos dos povos e comunidades tradicionais, a crise climática, os impactos de grandes projetos econômicos, direitos fundiários e conflitos agrários.
O secretário da REPAM-Brasil, Dom José Ionilton Lisboa, destaca a importância dessas reuniões como um passo significativo na luta pela efetivação dos direitos dos povos amazônidas. Ele ressalta que os encontros abordarão uma variedade de desafios enfrentados na região, incluindo secas, queimadas, conflitos em territórios indígenas e quilombolas, e a proteção dos defensores de direitos humanos.
Estes diálogos representam uma oportunidade crucial para os líderes religiosos apresentarem e discutirem as preocupações dos povos amazônicos diretamente com o governo federal, estabelecendo uma pauta de incidência e buscando compromissos concretos para a proteção e sustentabilidade da Amazônia.
*Com informações CNBB
Comentários