Borboletas são encantadoras, flutuando como bailarinas aéreas de flor em flor, capturando olhares e sendo vistas como sinal de boa sorte. Mas e as mariposas? Por que muitos consideram essas criaturas noturnas sinais de mau presságio? Estaria essa percepção baseada em um mito ou haveria alguma verdade?
Em um passeio ao ar livre, o voo delicado e colorido de uma borboleta certamente atrai a atenção. Para muitos, o aparecimento desses pequenos seres é um sinal de boa sorte, uma oportunidade de fechar os olhos e fazer um pedido. Mas o que acontece quando a criatura voadora que cruza nosso caminho é uma mariposa? Ao contrário das borboletas, esses insetos são muitas vezes associados a mau agouro e teimosia, visto que são famosos por suas lutas incessantes com as luzes noturnas. Contudo, essa visão é apenas uma ilusão.
Os Lepidópteros e o equilíbrio da natureza
“Tanto as borboletas como as mariposas são muito importantes para o equilíbrio da natureza por serem polinizadoras”, afirma Natália Batista Khatourian, bióloga e técnica no Laboratório de Coleções Zoológicas do Butantan. Ao se alimentarem do néctar das flores, esses insetos espalham pólen, um “pó mágico” que, quando depositado em outras flores, dá origem a frutos e garante a reprodução de muitas das plantas existentes no planeta.
Borboletas e mariposas compartilham muitas semelhanças. Ambas pertencem à ordem Lepidoptera, cujo nome se refere aos insetos que possuem corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, um par de antenas, olhos compostos, aparelho bucal sugador e asas membranosas compostas por escamas. Estima-se que existam mais de 500 mil espécies de lepidópteros em todo o mundo. No Brasil, mais de 25 mil já foram classificadas, e estima-se que outras 60 mil ainda aguardam descoberta.
O Contraste das semelhanças
Apesar das inúmeras semelhanças, as duas espécies apresentam características distintas. Uma diferença significativa se revela durante o estágio pré-metamorfose. Enquanto algumas espécies de mariposa formam um casulo protetor, a borboleta envolve-se em seda e ficam penduradas por um fio, um estado conhecido como crisálida.
Essas diferenças se acentuam quando a mariposa ou borboleta estica as asas. A borboleta voa preferencialmente durante o dia e costuma ser mais coloridas, enquanto a mariposa preferem a noite, apresentando tons mais escuros. Tais hábitos influenciam até mesmo na posição em que pousam: borboletas costumam fazê-lo com as asas levantadas e fechadas na vertical, enquanto as mariposas descansam com as asas abertas na horizontal ou sobre o abdômen.
O significado dos Lepidópteros para a biodiversidade
Os lepidópteros desempenham um papel fundamental na manutenção da vida na Terra. Embora algumas mariposas possam causar coceira e alergia, a maioria é inofensiva aos humanos. Portanto, a mensagem final é clara: nada de machucá-los! Em vez disso, se você encontrar uma mariposa dentro de casa, simplesmente abra a janela e apague a luz.
Com informações do Governo de São Paulo
Comentários