Apesar do acesso a internet não ser amplamente disseminado em várias regiões do Brasil, a nova atualização do Google disponibilizará alertas para precaver os ribeirinhos de desastres naturais.
Em uma nova atualização, o Google está implementando alertas em tempo real e previsões de enchentes para usuários do sistema Android que estejam com suas notificações ligadas e localizados próximos de regiões impactadas por inundações ribeirinhas. Essa atualização faz parte do Sistema de Alerta de Previsão de Inundações, que utiliza inteligência artificial e dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) para fornecer alertas precisos e previsões de enchentes na Busca e no Google Maps, abrangendo mais de 80 localidades em todo o país.
Informações detalhadas sobre o nível das águas dos rios e previsões de cheias serão disponibilizadas aos usuários, permitindo que a população de ribeirinhos tenha acesso a informações cruciais e se proteja com até sete dias de antecedência. Desde novembro até abril, o sistema emitiu 58 alertas de enchentes em tempo real, impactando 4,4 milhões de pessoas em seis estados brasileiros que vivem nas regiões afetadas.
Simplificando a rotina dos usuários, esse recurso se junta a outras ferramentas de segurança contra desastres naturais já em funcionamento. Antes das notificações no celular, os usuários já tinham a opção de verificar regiões afetadas por inundações por meio do Alerta SOS e Alertas Públicos, disponíveis no topo dos resultados de pesquisa relacionados ao local afetado na Busca e no Maps.
Além de fornecer a localização da zona de perigo, o Google direciona as pessoas para uma variedade de conteúdos relevantes e confiáveis de fontes oficiais, incluindo links, telefones e orientações de emergência. Além disso, é possível identificar as regiões de perigo diretamente no Flood Hub, a plataforma de informações sobre enchentes do Google.
Colaboração com autoridades públicas
Em abril, o Google anunciou uma parceria inédita com o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE), a principal autoridade em monitoramento de incêndios e desmatamento, para testar uma tecnologia que utiliza inteligência artificial e dados de imagens de satélite para detectar incêndios em estágio inicial. Os alertas dessa tecnologia já estão sendo emitidos em caráter de teste para o INPE.
Outros recursos de inteligência artificial desenvolvidos pelo Google podem contribuir para os esforços das autoridades locais no monitoramento e gerenciamento de ações relacionadas a problemas climáticos. Durante o evento Google For Brasil, a empresa anunciou uma parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e o apoio da prefeitura do Rio de Janeiro para criar modelos de inteligência artificial capazes de prever, de forma mais precisa e em curto prazo, o momento exato de uma chuva ou tempestade na cidade.
Nos próximos meses, o Google planeja expandir o desenvolvimento dessa tecnologia para outras regiões do país, em colaboração com o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) da Força Aérea Brasileira.
Durante o evento Google For Brasil, Fábio Coelho, porta-voz do Google, enfatizou o potencial da inteligência artificial da empresa para trazer impacto social e contribuir com o trabalho das autoridades locais na previsão de enchentes e outras tragédias naturais. Ele ressaltou a importância de fornecer acesso a informações confiáveis para as populações afetadas, visando garantir sua segurança em momentos críticos.
Comentários