Mesmo aquém da sua meta de restauração florestal, a campanha do Idesam tem trazido significativo impacto rumo ao objetivo de recuperar 300 hectares até 2026
Por Vanessa Brito, via Idesam
O Idesam lançou a campanha “Um Gol Para Amazônia” para arrecadar doações para restaurar áreas degradadas na Amazônia durante a Copa do Mundo de Futebol, evento esportivo realizado até o dia 18 de dezembro do ano passado. A ação iniciou no dia 21 de novembro e contou com um VAR (VIVA AMAZÔNIA RESTAURADA) para divulgar os valores arrecadados.
O valor total doado foi de R$ 66.111,17, o que corresponde a 1.653 árvores doadas e 1,5 campo de futebol de área restaurada. Este cálculo usou como base o custo unitário de R$40 por muda de árvore nativa da região de Apuí e Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã (territórios de atuação do Idesam). A partir das doações, 02 famílias serão beneficiadas, incrementando a renda mensal e capacitações técnicas, além de neutralizar 381 toneladas de CO².
Outro destaque da ação foi o envolvimento do time de parceiros, que apoiaram a partir de doações e serviços voluntários, como o caso das imagens e vídeos cedidos pelo produtor audiovisual Felipe Martins. A adesão das concessionárias do Aeroporto de Salvador e dos Aeroportos da Amazônia, que fazem parte da rede VINCI Airports, ampliou a divulgação da temática ambiental nos 8 aeroportos da rede: Salvador, Manaus, Tefé, Tabatinga, Rio Branco, Boa Vista, Porto Velho, Cruzeiro do Sul.
Apesar da campanha ter encerrado em 2022, o objetivo do Idesam é seguir promovendo ações para recuperar áreas degradadas na Amazônia até 2026. A meta do instituto é restaurar 300 hectares na região, segundo consta na Teoria da Mudança.
Um Gol Para Amazônia
A iniciativa lançada pelo Idesam está conectada com a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030. O objetivo é desacelerar e interromper a degradação e promover sua recuperação na Amazônia, especialmente nos territórios onde o instituto atua, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã e no município de Apuí, no Sul do Amazonas.
As áreas recuperadas com plantio de mudas estão dentro das atividades do Idesam em municípios do interior do Amazonas, como Apuí e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de São Sebastião do Uatumã. Além de ajudar a conservar a natureza e restaurar áreas degradadas pelo desmatamento, a ação tem o intuito de beneficiar as famílias que vivem e sobrevivem da floresta. Pelo menos 10 famílias serão beneficiadas com o plantio das árvores.
Para conferir todas as informações sobre a campanha, basta acessar: idesam.org/um-gol-para-amazonia/.
Comentários