Iniciativa de Pagamento por Serviços Ambientais da Fundação Florestal de SP prevê remuneração de até R$600 para pescadores artesanais de acordo com quantidade de lixo recolhido
Pescadores artesanais de arrasto de camarão no estado de São Paulo terão chance de receber pagamento pelo lixo que recolherem do mar. A iniciativa, lançada pela Fundação Florestal nesta quarta-feira (6), faz parte do projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Mar Sem Lixo. A remuneração, nesta 1ª fase, será destinada para os pescadores que atuam em três Áreas de Proteção Ambiental (APAs) marinhas – Litoral Sul, Litoral Centro e Litoral Norte – nos municípios de Cananeia, Itanhaém e Ubatuba. A expectativa é posteriormente expandir o projeto para outros municípios do litoral paulista.
Os pescadores interessados devem se cadastrar até o dia 5 de maio nas sedes das APAs (saiba mais em como fazer o cadastro aqui). A iniciativa prevê pagamentos via cartão-alimentação de até R$600,00. O valor repassado dependerá do volume de lixo recolhido mensalmente pelos pescadores. Serão disponibilizados Pontos de Recebimento de Resíduos Retirados do Mar para receber o lixo.
Além do pagamento por serviços ambientais, o projeto é composto por outras três vertentes: educação ambiental e comunicação; monitoramento, avaliação e pesquisa; e parcerias para sustentabilidade e ampliação do projeto.
Fonte: O Eco
Comentários