O clima é tenso na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Boa Vista que foi invadida na tarde desta terça-feira, 5, por indígenas que estão fazendo manifestação desde o início da manhã em uma mobilização que ocorre em todo Brasil até o dia 14 de abril.
Aproximadamente 400 indígenas estão mobilizados nesse momento e entraram a força no prédio com a intenção de serem atendidos pelo coordenador regional, Osmar Tavares de Melo.
“Estamos indignados com a atuação da Funai dentro das comunidades indígenas na luta pelos nossos direitos, pois hoje ela está servindo de cabide de emprego para políticos. São pessoas que não tem compromisso com a causa indígena, todos os dias morrem indígenas por conta do garimpo na Terra Yanomami, isso é uma realidade e a Funai não se posiciona. Fizemos uma carta de repúdio e queremos que ele assine”, disse Paulo Ricardo, um dos manifestantes.
A Força Nacional de Segurança Pública esteve no local e acompanhou o momento em que Osmar Tavares se dirigiu ao lado de fora do prédio, ouviu as reivindicações dos indígenas, e assinou a nota de repúdio entregue por eles.
O movimento seguirá de volta para o centro Cívico.
Fonte: FolhaBV
Comentários