O projeto Turtle Bay, localizado em Khao Tao, foi criado para ser um novo destino turístico na região.
O projeto Turtle Bay está localizado em Hua-Hin, uma das áreas litorâneas mais famosas da Tailândia. O arquiteto Sarawoot Jansaeng-Aram, da Dersyn Studio Co., projetou o espaço para se tornar um destino turístico único em Khao Tao, considerado um dos principais atrativos do país.
Não é à toa que os arquitetos escolheram a forma do casco da tartaruga como inspiração para o projeto. “Khao” é a palavra tailandesa para montanha, enquanto “Tao” é a palavra tailandesa para tartaruga, uma conexão para o novo destino turístico.
O Turtle Bay (Baía da Tartaruga, em portugês) fica em um terreno de 2.700 metros quadrados e inclui restaurante orgânico e lixo zero, café ecológico, área para oficinas, loja de souvenirs com objetos de artesãos locais, bem como hospedagem no estilo de alojamento em casa de família.
Todo o projeto foi idealizado para conviver com um tanque de cultivo de flores de lótus, espécie de planta aquática, que já existia no local. Para isso, foi adotado um sistema próprio de tratamento de água de esgoto que preserva a qualidade da água natural.
O projeto consiste de cinco cabanas em formato de tartaruga, conectadas por pontes em palafitas, e mais alguns edifícios de apoio. Cada espaço abriga uma função.
Forma de tartaruga e elementos naturais
A seleção de materiais foi baseada em critérios simples e harmonizados com a natureza. Os telhados de telha “shingle” dão à superfície uma textura de cascalho e lascas de pedra criando uma aparência semelhante ao casco da tartaruga.
O bambu colhido localmente foi outra escolha do projeto para a cobertura e paredes. A construção de bambu pode ser facilmente acessada com o conhecimento de artesãos locais.
O Turtle Bay implementou também o material de construção “poon-tum” localmente sustentável por sua capacidade natural de manter as paredes resfriadas, mesmo em calor e umidade intensos. Poon-tum pode ser encontrado na arquitetura de templos antigos.
Foram adotados elementos de arquitetura passiva como a ventilação natural cruzada através de janelas localizadas em locais opostos, bem como o uso do teto elevado e de grandes beirais nos telhados, criando grandes “chapéus” que protegem as paredes da incidência solar.
O Turtle Bay também possui algumas placas solares fotovoltaicas, a energia gerada é utilizada para iluminação durante a noite.
Fonte: CicloVivo
Comentários