Aliança entre os dois municípios para discussões climáticas e hídricas foi oficializada na quarta-feira (20/10)
Pela primeira vez, a cidade do Rio e a de Niterói irão representar o Brasil, em 2022, na II Conferência Internacional sobre Água, Megacidades e Mudança Global, em Paris, um evento com 16 megacidades do mundo para discutir políticas ambientais sobre o clima e a água. O objetivo da união reconhecida pela Unesco e que foi oficializada na quarta-feira (20/10), no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, na Zona Portuária do Rio, é direcionar as discussões ambientais para a Região Metropolitana do Rio, com o foco na recuperação da Baía de Guanabara, e discutir projetos sobre a crise hídrica nos municípios.
— A discussão ambiental sempre foi uma dificuldade por parte das prefeituras. No Rio, boa parte da cidade é completamente desprovida. A gente vê essa tragédia diária e permanente. Acho que a nova concessionária tem um compromisso grande de tratar a Baía de Guanabara como prioridade. A cidade do Rio passou anos depositando resíduos sólidos às margens da Baía. São muitos os desafios, e quem sofre com isso são os mais pobres — analisou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
A união entre os dois municípios dá o título a ambos de uma única “megacidade”, reconhecida pela Unesco na Aliança de Megacidades para a Água e o Clima. A primeira atuação em conjunto acontecerá na Conferência do Clima, a Cop 26, que reunirá 197 países para discutir as transformações do clima e apontar resoluções. O encontro começa no fim deste mês e vai até novembro, em Glasgow, na Escócia.
Fonte: Um só planeta
Comentários