Cumbre Vieja, no Oceano Atlântico, registrou aumento rápido no número de atividades sísmicas, gerando um alerta de nível amarelo para possibilidade de erupção
Um vulcão localizado na costa do continente africano e adormecido desde 1971 está causando preocupação entre geógrafos brasileiros. Isso porque o vulcão Cumbre Vieja, localizado na Ilha de La Palma, nas Canárias, comunidade autônoma da Espanha, teve seu nível de alerta elevado de verde para amarelo pelo Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca).
O nível maior de alerta aconteceu após um aumento rápido no número de terremotos e atividades sísmicas ter sido registrado nos últimos dias. Caso ocorra uma erupção, um tsunami poderia atingir todas as Américas, com maior impacto sobre os litorais das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Houve aumento significativo nos movimentos sísmicos em La Palma no último sábado (11/9), segundo o governo das Canárias. O comitê Pevolca frisou que a atividade magmática tem “o maior valor observado nos últimos 30 anos” – cenário que fez com que o alerta passasse de verde para amarelo, quando a população segue com suas atividades normais, mas atentas para comunicados das autoridades.
Depois do nível de atenção amarelo, há o nível laranja, quando é decretado atenção máxima para fenômenos que precedem uma erupção. Já no vermelho é feita uma notificação de emergência de que uma erupção está acontecendo.
Embora as chances de tsunamis na costa do Brasil sejam raras, um fenômeno desse tipo já aconteceu por aqui. O perfil no Twitter da Rede Sismográfica Brasileira lembrou, numa postagem de 1º de novembro de 2020, que um tsunami atingiu o litoral do Nordeste em 1755.
A Ilha de La Palma fica a 4.462 km de São Luís, no Maranhão. Cientistas apontam que a hipótese de que um tsunami poderia ser causado pela erupção do Cumbre Vieja já foi confirmada em várias pesquisas sobre o tema.
Fonte: Um Só Planeta
Comentários