O químico americano Linus Carl Pauling foi um dos cientistas mais relevantes de todos os tempos. Com mais de 1,2 mil artigos e livros publicados, foi um dos pais da química quântica e da biologia molecular. E foi também a única pessoa a receber dois prêmios Nobel em categorias distintas: o de Química, em 1954, por sua obra científica, e o da Paz, em 1962, pelo ativismo contra os testes nucleares.
Linus Pauling nasceu em 28 de fevereiro de 1901 em Portland, nos Estados Unidos. Filho de um farmacêutico, já na escola demonstrava interesse em experimentos químicos. Licenciou-se em Engenharia Química pela Universidade de Oregon em 1922 e ingressou em um doutorado no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech). Lá, começou a estudar a estrutura dos cristais utilizando a técnica da cristalografia de raios-X. Recebeu o título de PhD em física-química e física matemática em 1925.
Depois do doutorado, Pauling ganhou uma bolsa de estudos e viajou para a Europa, onde estudou com importantes cientistas, como o alemão Arnold Sommerfeld, o dinamarquês Niels Bohr e o austríaco Erwin Schröedinger, especialistas na nova área da física quântica. Com isso, Pauling passou a se interessar em como a mecânica quântica poderia influenciar na estrutura dos átomos e moléculas, tema que moldou suas principais contribuições para a ciência.
Pauling morreu aos 93 no dia 19 de agosto de 1994, em Big Sur, na Califórnia, vítima de um câncer na próstata. Mas deixou como legado contribuições científicas relevantes, o ativismo pela paz e pesquisas controversas na área de saúde. Conheça algumas a seguir:
Química quântica
Em 1932, Pauling concebeu o conceito de eletronegatividade, que é a capacidade de os átomos atraírem elétrons de outros átomos, formando as ligações químicas. Assim, criou o famoso Diagrama de Pauling – aquele que estudamos na escola (1s, 2s, 2p…). Este foio pontapé para a área da Química Quântica, cujos estudos de Pauling foram codificados na obra-prima “A Natureza da Ligação Química”, publicada em 1939 e citada mais de 16 mil vezes nos 30 anos seguintes à publicação.
Biologia molecular
A chegada do geneticista Thomas Hunt Morgan à Caltech no final dos anos 1920 também despertou em Pauling o interesse em investigar a estrutura das moléculas biológicas. Seus estudos começaram analisando a hemoglobina com uso do cristalógrafo de raios-X, e depois com as proteínas de modo geral.
Medicina
Depois da Segunda Guerra Mundial, e reatando seu antigo interesse pelo estudo da hemoglobina, Pauling passou a estudar uma doença em particular: a anemia falciforme. Em 1949, com outros três pesquisadores, o químico publicou um artigo histórico em que provou que a condição é causada por uma proteína defeituosa. A anemia falciforme foi a primeira doença molecular descoberta na história Medicina.
Estrutura do DNA
Pauling também teve uma grande influência na descoberta da estrutura da molécula de DNA. Em 1948, ele resolveu se debruçar novamente no problema da estrutura tridimensional das proteínas. Ao tomarem conhecimento de que Pauling tentava criar um modelo da molécula de DNA, James Watson e Francis Crick, da Universidade de Cambridge, foram autorizados a investigar seu próprio modelo. Em 1953, Pauling publicou uma versão, baseada em um formato de tripla hélice. Poucas semanas depois, porém, Watson e Crick anunciaram a versão que se tornou definitiva: a dupla hélice. O sucesso de Cambridge só foi possível graças às imagens de raios-X coletadas por Rosalind Franklin e Maurice Wilkins no King ‘s College de Londres. A grande ironia é que Pauling tevea oportunidade de vê-las um ano antes, durante uma conferência na Inglaterra, mas teve o passaporte confiscado pelo Departamento de Estado americano por suspeitas de envolvimento com o comunismo.
Nobel da Paz
A militância pacifista de Pauling foi fortemente influenciada por sua esposa, Ava. Em 1946, ele se juntou ao Comitê Emergencial de Cientistas Atômicos, criado por Albert Einstein para alertar o público sobre os riscos das armas nucleares e promover o uso pacífico da energia atômica. A partir daí, Pauling intensificou suas manifestações contra os testes nucleares e as guerras em geral. Em 1963, o comitê do Nobel premiou o cientista com o Nobel da Paz retroativo de 1962 por sua militância.
Medicina ortomolecular
Enquanto lecionava em San Diego e Stanford, a partir de 1967, Pauling começou a se interessar por outra molécula, o ácido ascórbico (vitamina C). Ao estudar artigos sobre o assunto, ele concluiu que, quando ingerida em grandes quantidades, a vitamina C ajudaria o corpo a combater resfriados e outras doenças. O resultado de sua pesquisa foi o livro “Vitamina C, o resfriado comum e a gripe” (1970), que se tornou um best-seller. Essas ideias deram origem ao movimento da Medicina Ortomolecular, que preconiza o uso de suplementação alimentar para combater doenças. Essas ideias deram origem ao movimento da Medicina Ortomolecular, um método controverso de medicina alternativa que preconiza o uso de suplementação alimentar para combater doenças.
Fonte: Revista Galileu
Comentários