Bolsonaro ao G20: Brasil tem “elevado nível de preservação”

O meio ambiente viveu no Brasil um ano catastrófico, com queimadas históricas consumindo boa parte do Pantanal e a aceleração do ritmo de desmatamento na Amazônia bem acima da média para as últimas décadas. Ainda assim, para Bolsonaro, o Brasil experimenta um “elevado nível de preservação” das florestas e vai “continuar protegendo” os biomas do país.

A lorota foi apresentada ontem (22/11), em discurso na cúpula do G20, realizada virtualmente por conta da pandemia. Segundo Bolsonaro, as críticas direcionadas à política ambiental brasileira não passam de “ataques injustificados proferidos por nações menos competitivas e menos sustentáveis”.

“O que apresento aqui são fatos, e não narrativas. São dados concretos e não frases demagógicas”, afirmou o presidente, enquanto omitia os fatos: a Amazônia já acumula nos primeiros 10 meses de 2020 um total de focos de incêndio maior que o contabilizado durante todos os 12 meses de 2019; além disso, o Pantanal sofreu a temporada seca mais desastrosa de sua história, com recorde de queimadas e de destruição de fauna e flora. Bolsonaro também esqueceu dos esforços de Salles para enfraquecer a política ambiental brasileira, além do interesse do próprio Planalto em facilitar atividades econômicas de alto impacto ambiental em Áreas de Proteção Ambiental e Terras Indígenas.

Um reflexo da falta de interesse do governo federal no tema ambiental se deu no próprio G20: no Valor, Assis Moreira informou que Bolsonaro não quis participar de uma sessão especial entre os Chefes de Estado do grupo para discutir meio ambiente e mudança do clima. Ironicamente, até mesmo o ídolo-mor de Bolsonaro, o norte-americano Donald Trump, participou da sessão.

A fala de Bolsonaro ao G20 foi destacada por Folha, O Globo, Reuters e Valor, entre outros.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Academia, economia e tecnologia: uma aproximação urgente

O Polo Industrial de Manaus reúne empresas, universidades, institutos,...

O que existe por trás de uma indústria certificada

"Da bateria que alimenta um smartphone aos grandes sistemas de armazenamento de energia, qualidade, segurança e responsabilidade ambiental precisam acompanhar cada etapa da produção. Em Manaus e Extrema, padrões internacionais transformam mais de 50 anos de experiência industrial em confiança para os novos desafios do setor energético"

Problemas complexos exigem propostas sistêmicas

"Problemas complexos exigem visão sistêmica, comparação de alternativas e...

A usina que pretende trazer a energia das estrelas para a Terra

“Na Alemanha, uma antiga central nuclear torna-se laboratório da...

Eleições 2026: Conheça as propostas dos candidatos à presidência

Eleições 2026: compare as propostas de Lula, Flávio Bolsonaro, Augusto Cury e Ronaldo Caiado para meio ambiente, clima e transição energética.