Destinos foram divulgados em outubro e resultado do Brasil foi inédito na premiação
Se destacando por seus investimentos atrelados ao turismo sustentável e responsabilidade ambiental, 14 cidades brasileiras foram premiadas pela prestigiada organização holandesa Green Destinations. O concurso anual TOP 100 Stories, que acontece há dez anos, elegeu soluções inovadoras e responsáveis para superar desafios na gestão turística, com ênfase em áreas como educação, preservação ambiental e inclusão social. A edição de 2024 contou com mais de 190 histórias inscritas de 90 países.
Dentre os 100 vencedores em todo o mundo estão seis destinos de Santa Catarina, três do Rio Grande do Norte e três de Pernambuco, além de Barão de Cocais (MG) e Bodoquena (MS).
Como funciona a avaliação?
Os municípios que desejam participar do concurso inscrevem suas histórias de boas práticas para promover um turismo mais sustentável e responsável. Esse processo incentiva destinos a adotar ações sustentáveis que beneficiem o meio ambiente e as comunidades locais.
A avaliação considera entre 15 a 30 critérios essenciais de sustentabilidade. Estes são alinhados às diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), que oferece padrões internacionais para o turismo sustentável. Para serem considerados, os destinos devem atingir uma conformidade mínima de 60% com esses critérios.
Após o concurso, cada participante recebe um relatório detalhado que aponta as áreas de destaque e sugestões de melhoria. Esse feedback visa auxiliar os municípios a aprimorar suas práticas, incentivando um progresso contínuo no turismo sustentável.
Quais destinos no Brasil foram premiados pelo turismo sustentável?
- Bom Jardim da Serra (SC);
- Bombinhas (SC);
- Itá (SC);
- Penha (SC);
- Rota do Enxaimel (SC);
- Treze Tílias (SC);
- Santa Cruz (RN);
- São Miguel do Gostoso (RN);
- Tibau do Sul (RN);
- Fernando de Noronha (PE);
- Sirinhaém (PE);
- Tamandaré (PE).
- Barão de Cocais (MG);
- Bodoquena (MS).
“Ver 14 destinos brasileiros no TOP 100 Stories é uma declaração poderosa de que o Brasil é a vanguarda do turismo sustentável. O trabalho realizado por cada um desses locais é uma prova viva de que podemos liderar o caminho para um futuro mais consciente, onde o turismo serve não apenas ao visitante, mas também à nossa terra e às nossas comunidades”, afirmou Rodrigo Cidade, diretor superintendente do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (Idel).