A Inteligência Artificial vai oferecer ao TCE-AM uma oportunidade de melhorar significativamente sua eficiência e eficácia, superando alguns dos desafios impostos pela limitada infraestrutura de transporte, comunicação e energia na região
Por Yara Lins
________________
Entre as nossas linhas de trabalho e de compromissos prioritários assumidos desde o primeiro dia deste segundo mandato à frente da presidência do Tribunal de Contas do Amazonas, anunciamos a adoção de ferramentas tecnológicas para aprimorar nosso trabalho de Fiscalização, Consultas, Orientação, Ouvidoria entre outros. Estamos no século XXI e não podemos mais abrir mão de ferramentas como a Inteligência Artificial(IA). Vamos, aqui, listar os serviços fundamentais desta Corte de Contas e descrever os avanços possíveis de que precisamos com a IA..
A começar pela eficiência na Fiscalização. A IA pode analisar grandes volumes de dados de maneira rápida e precisa, identificando padrões e irregularidades que podem indicar fraudes ou má gestão de recursos públicos.
Para tanto, precisamos investir no aprimoramento das Consultas e Informações. Com a IA, o acesso e a análise de informações podem ser feitos de forma mais rápida e abrangente, proporcionando suporte mais eficaz nas decisões e consultas. Isso significa contextualizar os dados com seus respectivos parâmetros de previsibilidade
O reflexo imediato é a melhoria no processo da Adjudicação e Sanção. A IA pode auxiliar na identificação de casos que requerem atenção especial ou ações corretivas, agilizando o processo de julgamento e aplicação de sanções. Encurtar o tempo de decisões embasadas é fundamental no serviço público.
Isso trará maior precisão nas Correções e Normativas. Aqui a IA pode ajudar a formular recomendações baseadas em dados para melhorias e correções normativas, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente e transparente.
E por falar em aprimoramento, precisamos melhorar mais ainda nossa função de Ouvidoria IA pode ser utilizada para analisar e categorizar feedbacks e reclamações do público, permitindo uma resposta mais rápida e efetiva a essas questões.
O Amazonas é o maior Estado da Federação e com maiores dificuldades de infraestrutura. Os recursos da IA podemos mitigar os percalços de Infraestrutura. Em regiões com infraestrutura limitada, a IA pode ser uma ferramenta valiosa para superar deficiências, permitindo realizar análises profundas sem a necessidade de grandes instalações físicas, deslocamento ou mobilização de recursos humanos.
De tudo isso, podemos assegurar Transparência e aquilo que os ingleses chamam de Accountability ou seja, o ato de uma pessoa assumir o poder delegado por outro, do qual se exige prestação de contas, de modo que a avaliação das contas prestadas pode acarretar em responsabilização A implementação de IA pode aumentar a transparência e a responsabilidade na administração pública, uma vez que os processos e decisões podem ser monitorados e analisados de forma mais eficaz.
Não menos importante é conquistar e consolidar a maior Capacidade de Previsão e Prevenção. A IA pode identificar tendências e prever problemas antes que eles ocorram, permitindo que o Tribunal adote medidas proativas para evitar irregularidades e ineficiências.
Em suma, a IA vai oferecer ao Tribunal de Contas do Amazonas uma oportunidade de melhorar significativamente sua eficiência e eficácia, superando alguns dos desafios impostos pela limitada infraestrutura de transporte, comunicação e energia na região
Yara é pós-graduada em Contabilidade pela UFAM, e ocupa pela segunda vez a presidência do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Comentários