As aplicações industriais e comerciais do cânhamo incluem também materiais de construção, produtos de papel e bioplásticos
Uma das plantas mais antigas da humanidade, o cânhamo guarda uma série de benefícios e utilidades que, aos poucos, vem sendo descobertos e estudados pela ciência. Em um estudo recente da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, foi revelado que o extrato de folhas de cânhamo é capaz de eliminar larvas de mosquitos transmissores de dengue e febre amarela em 48 horas.
Conduzido por Erick Martinez Rodriguez, no processo, foram mortas duas cepas diferentes do mosquito Aedes aegypti, uma que era resistente a inseticidas típicos e outra que não era. “Os mosquitos são um dos animais mais mortais do mundo, principalmente porque, quando adultos, servem como vetores de doenças”, afirma Rodriguez. “É muito importante conseguir controlar essas pragas em um estágio inicial, quando elas estão mais vulneráveis”, reforça o aluno de pós-graduação em entomologia.
Inseticidas sintéticos convencionais são ferramentas químicas importantes para matar populações de larvas de mosquitos, mas seu uso desenfreado levou à resistência a inseticidas e outros efeitos prejudiciais ao meio ambiente. Portanto, motivado por estudos anteriores da Universidade de Ohio, que revelaram as propriedades inseticidas e repelentes naturais da casca de uma planta nativa de Madagascar, Rodriguez investigou se o cânhamo poderia ser uma alternativa eficaz e segura aos pesticidas convencionais. Os resultados foram positivos.
Outras aplicações da planta
Essa é uma planta da família Cannabis, parecida com a maconha, mas com baixo teor de THC (tetrahidrocanabinol), o composto psicoativo.
Extremamente versátil, além de inseticida natural, o cânhamo pode ser aplicado em:
- Indústria Têxtil: suas fibras são fortes e duráveis, sendo usadas para fabricar roupas, tecidos e até sapatos.
- Construção Civil: pode ser transformado em um material chamado “hempcrete” ou concreto de cânhamo, utilizado como uma alternativa sustentável ao concreto convencional.
- Alimentação: as sementes são nutritivas e ricas em proteínas, fibras e ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Podem ser usadas em barras energéticas, leite de cânhamo, entre outros produtos alimentares.
- Cosméticos e Produtos de Beleza: seu óleo é rico em nutrientes benéficos para a pele, como vitaminas e ácidos graxos, sendo utilizado em cremes, óleos e produtos de higiene.
- Papel e Bioplástico: pode ser usado para produzir papel e bioplásticos, substituindo materiais menos sustentáveis.
- Medicinal: além do óleo de CBD extraído da Cannabis (inclusive cânhamo), o cânhamo em si pode ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo explorado em medicamentos naturais.