O Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, o INPE, divulfou que a devastação do bioma Amazônia teve o pior dezembro em cinco anos, totalizando 218km² de desmatamento – área equivalente a cidade de Recife.
Números atualizados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) nesta sexta-feira (6) mostram que os últimos dias da gestão de Jair Bolsonaro foram marcados por mais um recorde no desmatamento na Amazônia: 218 km² de floresta foram perdidos no mês, pior marca desde 2017. A área com alertas é equivalente à capital de Pernambuco, Recife.
Segundo o Observatório do Clima, mesmo que os resultados tenham sido influenciados pela alta cobertura de nuvens, os dados apresentados pelo INPE são alarmantes e confirmam a corrida pelo desmatamento que ocorreu no fim do mandato.
“Os alertas de destruição da Amazônia bateram recordes históricos nos últimos meses, deixando para o governo Lula uma espécie de desmatamento contratado, que vai influenciar negativamente os números de 2023. O governo Bolsonaro acabou, mas sua herança ambiental nefasta continua”, disse o secretário executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini.
O Pará aparece novamente no topo do ranking entre os estados da Amazônia Legal, com 105 km² de alertas registrados. Pela primeira vez, Roraima apareceu em segundo lugar, com 46 km² desmatados, seguido pelo Amazonas (20 km²), Mato Grosso (17 km²), Acre (13 km³), Rondônia (12 km²) e Maranhão (6 km²). Amapá e Tocantins não registraram desmatamento.
No acumulado de agosto a dezembro, período do governo Bolsonaro que será computado na conta de Lula, a área sob alertas chega a 4.793 km², número que representa um aumento de 54% em relação aos mesmos meses de 2021 e é recorde para o período na série histórica do INPE.
Fonte: O Eco
Quer dizer então que o governo Bolsonaro conseguiu bater o desmatamento do governo do ladrão e da anta?? Vcs não tem vergonha na cara mesmo, tentam esconder os resultados dos governos anteriores só para corroborar uma narrativa. São traidores da pátria, servindo a interesses internacionais, sabemos das suas ações e serão responsabilizados ainda. Cobre as florestas na China, Rússia, França, EUA e Alemanha por exemplo. Deixem os povos amazônicos possam ter um mínimo de conforto, parem com essa mentira, já estamos bem informados de como vcs estão agindo em conluio com esse partido criminoso.
Você está discutindo contra os números. Antes de tudo você precisa ler a matéria pra entender o que está sendo medido e o que está sendo dito. Fora isso, quem distorce a realidade é quem não reconhece o desmonte ambiental causado pelo governo Bolsonaro, que é – mais uma vez – uma questão de NÚMEROS, de imagens de satélite nacionais e internacionais: é uma questão de UNIMINIDADE MUNDIAL.
Veja, o recorde histórico de desmatamento é do segundo governo FHC, o número dois do podium em números absolutos é sim do primeiro governo Lula. Mas vamos entender os fatos e a história: foi no governo do PT – e mais uma vez, isso não é uma narrativa ideológica, é de novo uma questão de fato – que o desmatamento teve uma queda histórica e monstruosa, reconhecida por todo o mundo: mais de 70% de redução do desmatamento, e mínima histórica do número absoluto foi no governo de Dilma Rousseff.
Já no governo Bolsonaro, foi encontrado um cenário ambiental MUITO melhor no primeiro momento, e foi devolvido com um cenário catastrófico de AUMENTO DE QUASE 70%, desarticulação e desmonte dos órgãos ambientais e praticamente extinção das multas que financiam órgãos como o Ibama.
Enfim José, nosso compromisso é com a verdade. Se os fatos te incomodam, não tente brigar com a realidade. Brigue com quem te engana.