Até proteínas embutidas como salsichas e linguiças perderam importância na mesa do consumidor.
Pesquisa recente realizada pela plataforma online Kantar, com uma amostra de 3.800 pessoas, revelou que o consumo de proteínas pelos brasileiros tem caído de forma significativa, à exceção da carne suína. Em decorrência da inflação, o consumo de proteínas caiu 9% no primeiro trimestre de 2023, em comparação com uma queda de 6% no segmento de alimentos e bebidas.
De acordo com a diretora do Painel de Uso da Kantar, Divisão Worldpanel, Aurelia Vicente, a carne bovina vem apresentando uma queda desde o início do agravamento do cenário inflacionário: a participação da proteína na alimentação dos brasileiros caiu de 43,1% no primeiro trimestre de 2021 para 39% no mesmo período deste ano. A carne suína, por outro lado, apresentou uma trajetória inversa, subindo de 4,6% no primeiro trimestre de 2021 para 7,6% no mesmo período em 2022 e, em 2023, para 9,1%.
Aurelia destacou ainda que, mesmo as proteínas mais baratas, como salsichas e linguiças, que haviam se destacado no ano anterior, perderam importância na mesa dos brasileiros no primeiro trimestre deste ano. O consumo de linguiças caiu de 15,4% para 14,9%, enquanto o de salsichas teve uma queda de 4,8% para 3,8%. No entanto, é importante notar que o consumo de carne de aves apresenta uma recuperação no curto prazo, com uma participação que passou de 25,9% para 28,6% no primeiro trimestre de 2023, após uma alta de preços em 2022.
Os números obtidos também demonstraram a estabilidade do consumo de peixes e frutos do mar nos três primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período em 2022, permanecendo em 4,3% de share, embora apresentando uma retração em relação a 2021.
Consumo de proteínas pode ser afetado no cenário futuro, diz Aurelia Vicente, da Kantar
No entanto, Aurelia ressalta que, à medida que houver uma possibilidade de compra mais intensa, os brasileiros tendem a voltar a consumir carnes bovina e de frango, que são as proteínas preferidas no país. “O brasileiro tem intenção de consumir, mas existe o impeditivo dos preços altos hoje em dia”, destacou.
Segundo a diretora da Kantar, a plataforma tem realizado semanalmente pesquisas semelhantes desde 2020, sempre ouvindo 3.800 pessoas.
Publicado pelo Brasil Amazônia Agora, com informações da: AGÊNCIA BRASIL
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