Por Suzana Camargo – Conexão Planeta
Dentro da Botânica, a família da orquídea é chamada de Orchidaceae. É uma das mais numerosas do reino vegetal, são cerca de 28 mil espécies descritas no mundo todo, todavia, mais da metade delas se encontra em regiões tropicais, como o Brasil. Mas é do Japão que vem uma nova e lindíssima descoberta: a Spiranthes hachijoensis.
As orquídeas do gênero Spiranthes, as mais populares em terras japonesas, possuem uma variedade de características morfológicas distintas, entretanto, em geral são pequenas e brancas ou rosadas, e dispostas em espiral em torno de uma haste central, daí receberem o apelido de “tranças femininas”.
A nova espécie que apresenta tons de branco e rosa é muito frágil e delicada; suas pétalas parecem até ser feitas de cristal.
Uma das curiosidades sobre a recém-descrita orquídea é que ela não foi encontrada no sopé de uma montanha distante ou numa área remota de um floresta desconhecida, mas em parques e jardins urbanos de Tóquio, próximo à prefeitura da cidade, na área da Ilha de Hachijo.
“É extremamente raro que uma nova espécie de planta seja descoberta no Japão, uma nação onde a flora foi extensivamente estudada e documentada. No entanto, o professor Suetsugu Kenji e seus associados descobriram recentemente uma nova e impressionante espécie de orquídea cujas pétalas rosadas apresentam uma notável semelhança com o vidro”, anunciou a Universidade de Kobe.
Durante muitas décadas acreditou-se que havia apenas uma espécie do gênero Spiranthes, mas com o passar do tempo novas foram sendo descobertas. Existem aproximadamente 50 delas em diferentes lugares da Eurásia, Austrália e Américas.
Essas flores têm sido apreciadas por séculos no Japão, aparecendo até mesmo no “Manyoshu”, a mais antiga antologia de poesia existente nesse país asiático.
*A descrição científica da nova espécie de orquídea japonesa foi divulgada em um artigo no Journal of Plant Research
Texto publicado originalmente em Conexão Planeta no dia 20/03/2023
CONEXÃO PLANETA
Site de jornalismo independente, reúne profissionais e especialistas de diversas áreas, que escrevem sobre sustentabilidade ambiental, social e econômica. Sua missão é disseminar informação de maneira clara, didática e imparcial, e inspirar as pessoas a transformar o mundo em um lugar melhor, como resume seu slogan: ‘Inspiração para a Ação’.
Comentários