Em entrevista exclusiva à Rede Amazônica, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou planos significativos para a infraestrutura rodoviária da região Norte do país. Dentre as iniciativas destaca-se a reconstrução da BR-319, rodovia federal que conecta Manaus a Porto Velho. Outra grande novidade é o estudo em andamento sobre a concessão da duplicação da BR-364.
BR-319: Reconexão Sustentável
Inaugurada nos anos 70, a BR-319, com aproximadamente 800 km, acabou se degradando ao longo do tempo devido à falta de manutenção e ao impacto ambiental. Atualmente, parte da rodovia encontra-se intransitável, especialmente durante o período chuvoso, tornando o transporte entre Manaus e o restante do Brasil um desafio, sobretudo em termos de tempo e custo.
Considerada uma artéria vital para a região, a BR-319 é singular em sua importância. Manaus, capital do Amazonas, é a única capital brasileira não conectada ao sistema viário nacional por estradas asfaltadas. No entanto, a reconstrução da estrada não está focada somente na pavimentação. O Ministro enfatizou que a questão central é assegurar a sustentabilidade ambiental da região durante todo o processo.
“A viabilidade ambiental é o verdadeiro desafio neste projeto”, explicou o Ministro dos Transportes Renan Filho, aludindo à necessidade de medidas que protejam a ecologia única da área enquanto melhoram a conectividade.
Duplicação da BR-364: Passos Para um Futuro Logístico Melhor
BR-364 é uma rodovia de extrema importância para a conexão da região Norte com o Centro-Oeste do Brasil, ligando cidades como Cuiabá, no Mato Grosso, a Rio Branco, no Acre. A possível duplicação dessa rodovia seria uma grande medida para aperfeiçoar a logística de transporte na região, facilitando a movimentação de bens e pessoas.
A expansão logística não termina com a BR-319. O Ministério dos Transportes, junto com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), está avançando em estudos para a concessão da duplicação da BR-364. Segundo Renan Filho, os esforços focam em concluir essa agenda até o final do próximo ano.
“Os investimentos em logística são cruciais para proporcionar comodidade à população, agilizar o transporte da produção estadual e fortalecer nossa conexão com as diferentes regiões do Brasil”, destacou o Ministro.
Aguardando o PAC
Todos esses projetos de infraestrutura estão incluídos na próxima edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O lançamento oficial do programa renovado está marcado para a próxima sexta-feira, dia 11, e promete trazer novidades animadoras para a infraestrutura nacional.
Com essas iniciativas em vista, o Ministério dos Transportes reafirma seu compromisso com a expansão e sustentabilidade da malha viária brasileira, posicionando a região Norte do país como peça-chave nesse quebra-cabeça logístico.
A reconstrução da BR-319 e a eventual duplicação da BR-364 representam, para a região Norte, não apenas uma melhoria na infraestrutura e logística, mas também um desafio em conciliar desenvolvimento e preservação ambiental. Se bem gerenciadas, essas intervenções podem trazer crescimento econômico e social para a região, ao mesmo tempo em que mantêm o compromisso com o meio ambiente e com as gerações futuras.
*Com informações G1
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